Limpeza urbana coleta e destinação de lixo domiciliar é um desafio em Balsas
Conscientizar a população que é responsabilidade de cada morador a qualidade de vida na cidade
Manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente e a qualidade de vida da população é um desafio que atual gestão municipal de Balsas tem levado a sério..
O Secretário Municipal de Infraestrutura, Celso Henrique Borgnet, concedeu entrevista ao Diário Sul Maranhense e apresentou a forma como as ações tem se desenvolvendo na gestão.
Substituição da prestadora de serviço
Há cerca de 4 meses, foi substituída a empresa prestadora do serviço. No atual contrato com a prefeitura a empresa dispõe de 6 caminhões compactadores, com 4 fazendo a rota e 2 em espera para eventualidades. Foram espalhados contêineres nos locais em que a produção de lixo domiciliar é maior. Nos outros locais, a coleta é a usual em que o gari vai recolhendo o lixo e jogando no caminhão compactador. De forma que o serviço de coleta e destinação final de resíduos sólidos, a varrição de ruas, de roço estão a contento. Acompanhamos a qualidade do serviço através de fiscalizações.
Varrição de ruas, limpezas de sarjetas e meio fio
Temos um plano de varrição nos bairros e no centro da cidade para mantê-la limpa, que está sendo executado. Mas temos problemas sérios com os caminhões de material de construção: areia, pedra, brita, concreto, entulhos. Por lei, o transporte desse material deve ser coberto com lonas para não cair nas ruas e sujar a cidade. Aqui caminhoneiros e empresas não obedecem isso. No transporte desses materiais saem derramando por onde passam. Diariamente vejo caminhões carregados deixando rastros de material derramado que além do prejuízo que eles também têm, deixam muita sujeira na cidade.
Lixão da cidade
Estamos fazendo um controle que é recobrimento do lixão com material inerte (areia, barro). Em 2018, não foi registrado nenhum foco de incêndio, que era algo recorrente, principalmente nos meses de verão com incêndios permanentes e muita fumaça tóxica que prejudicava a população. O lixão tem muito gás metano, altamente combustível o que hoje está sob controle. Falta ainda resolver a questão das famílias que vivem e tiram o sustento de catar matérias lá. Estamos trabalhando para a fim de resolver a questão social dessas famílias.
Coleta de lixo eficiente depende da colaboração de toda a população
Para que o serviço de coleta de lixo domiciliar e residencial seja mais eficiente, é importante que moradores e comerciantes respeitem as regras, acondicionem o material a ser descartado. Saibam que o lixo é responsabilidade de quem o produz, tudo que você descarta na sua casa, papel, plástico, papelão, restos de alimentos jogados dentro do saco de lixo até a lixeira é responsabilidade sua. A responsabilidade da prefeitura começa quando o gari recolhe o lixo para jogar no caminhão até a destinação final.
Dia e horário das coletas domiciliares
Os moradores precisam ter consciência para colocar o lixo na lixeira próximo ao horário que o caminhão de coleta vai passar. Domingo não existe coleta de lixo e, mesmo assim, é possível ver pessoas deixando sacolas de lixo nas principais avenidas de Balsas, principalmente nas áreas que existem comércios, lanchonetes e restaurantes. Isso é uma falta de consciência, porque o lio exposto ali será espalhado causando sujeira para todos. Precisamos nos conscientizar que a construção da cidade com qualidade de vida, ruas limpas, arborização, depende de cada um de nós.
Veja a tabela com os horários de coleta
Leia notícias relacionadas
Descarte de água nas ruas causa prejuízos, prefeitura planeja ação educativa em Balsas