DestaquesMeio Ambiente

Presídio de Balsas recebe sistema de tratamento de dejetos e esgotos

As mudanças vão impedir que as águas de esgoto e de dejetos sejam lançadas diretamente no rio.

A Unidade Prisional de Balsas recebeu, nesta quinta-feira, 16 de agosto, visita do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município que acompanhou as mudanças implantadas no destino dos dejetos e esgotos do presídio.

Ao lado do técnico ambiental da administração penitenciária do estado, Rui Arruda participou da coleta da água que sai dos filtros e é lançada direto no Rio Balsas.

(Foto: Divulgação)

“Com a reforma em todo o tratamento dos dejetos criados pelos presidiários, houve mudanças; agora as águas de banho e da pia vão para uma caixa, chamada filtro biológico, onde recebem também um tratamento com cloro e depois desse tratamento vão ser lançadas no rio. Essa foi a água coletada pelo técnico ambiental para testar em laboratório e sabermos o índice de poluição. Os dejetos dos vasos sanitários vão para caixas grandes (fossas) que, no prazo de 80 e 90 dias, são esvaziadas por uma caminhão limpa-fossa e os jogam no local adequado. Antigamente esses dejetos iam todos pra uma única caixa que, ao sair por valas, passavam por um filtro sem as mínimas condições de filtrar nada. Saía com odores fortes, água poluída, indo direto para o rio. Desde o primeiro dia do governo do Dr. Erik foi determinado que fosse resolvido o problema”, destacou Rui Arruda.

A implantação do sistema no presídio de Balsas contou com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, através do secretário Marcelo Coelho, junto a Secretaria de Segurança para que chegasse a solução definitiva dessa problemática. Ainda faltam algumas obras como a canalização da esgoto tratado para evitar de água correr em valas ao céu aberto. Segundo o técnico ambiental da Secretaria de Segurança, o caso será resolvido ainda no mês de agosto e o resultado da água coletada sairá em 15 dias contando a data da coleta.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo