AgronegócioDestaquesMaranhão

Aprosoja MA discute, em Brasília, tabelamento de fretes, defensivos e outras demandas do setor

Desafios do agronegócio para continuar gerando emprego e produzindo.

Aconteceu, nestas terça e quarta-feira, 7 e 8 de agosto, em Brasília, a Assembleia da Aprosoja Brasil, com participação de produtores de 16 estados, que debateu diversos assuntos de interesse para a economia nacional, como a Lei dos Defensivos, os impactos econômicos do Tabelamento dos Fretes, os desdobramentos do Funrural, as Moratórias da Amazônia e Cerrado e, principalmente, o cenário político para a próxima eleição.

O presidente da Aprosoja/MA, José Carlos O. de Paula, destacou os impactos causados para o setor com a lei do tabelamento dos fretes sancionados pelo presidente Michel Temer e proibição do uso de glifosato nas lavouras e criação de novos registros pela ANVISA por causa da molécula glifosato que é um produto de menor impacto ambiental e importante na evolução do agronegócio no país que absorveu essa tecnologia. Sobre outras questões que atingem os produtores disse que “em todos os aspectos, temos problemas em nosso estado e muitas questões, nas quais estamos sendo prejudicados. Nos fretes, a questão do aumento do custo de produção afeta diretamente nos supermercados encarecendo o custo de vida dos brasileiros”.

Na assembleia foram discutidos temas como o tabelamento, que deverá aumentar em US$ 20 por tonelada os custos para os exportadores brasileiros. Muitos produtores estão recorrendo a formação de frotas próprias para transportar suas produções. A justiça determinou que a União não conceda novos registros de produtos que contenham como ingredientes ativos glifosato. Este defensivo é utilizado por 90% das lavouras no plantio de soja no Brasil. Com a proibição, fica inviabilizado o plantio direto que só é possível por conta do herbicida. No momento, as revendas que possuem estoque não podem comercializar, bem como os produtores que já adquiriram o produto não podem utilizar.

Outro tema debatido na assembleia da Aprosoja foi a importância dos agricultores apoiarem e votarem em candidatos que trabalhem pelo desenvolvimento do Agronegócio para conseguir fortalecer a Frente Parlamentar da Agropecuária, bancada que tem um papel muito importante em defesa do produtor rural.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo