Banco do Brasil lança Plano Safra 2018/19 com carteira de crédito de R$ 2,1 bi para o Maranhão
Crédito rural.
O Banco do Brasil (BB), através da Superintendência Estadual de Negócios, Varejo e Governo no Maranhão, reuniu, na manhã de quinta-feira (12), na sede da AABB em Balsas, centenas de produtores rurais, gerentes de 60 agências do Banco do Brasil, representantes de revendas de máquinas, insumos e suplementos agrícolas para lançamento na região do Plano Safra 2018/2019.
O valor disponibilizado para a safra 2018/2019 é na ordem de R$ 193 bilhões em crédito rural para o Brasil, valor a ser fatiado entre o estados e, de acordo com a participação, a demanda de projetos, a carteira, os valores são deslocados para os estados.
Segundo Raul Abu Bakr Mohamed Wahbe, superintendente regional de varejo do Banco do Brasil no centro/sul do Maranhão, “este é o momento em que o Banco do Brasil diz para o produtor que deseja reforçar parceria, o pertencimento ao estado e dizer da importância de colocar os recursos na propriedade na compra de máquina, enfim onde houver necessidade para que o produtor tenha condições de fazer o que sabe, que é produzir e gerar riquezas”.
O Superintendente Estadual de Negócios, Varejo e Governo do Banco do Brasil no Maranhão, Álvaro Fertig, destacou que o estado tem vocação natural e uma demanda maior por recursos na área de investimentos na aquisição de máquinas, armazéns, preparação de solo e pastagens e o Banco do Brasil está suprindo essa necessidade quando o produtor investe em sua produção. O agronegócio vem hoje segurando a economia e representa 43% das exportações brasileiras.
Safra 2018/2019
“Pela primeira vez na história, no ano safra, a partir do início de outubro, poderemos fazer contratação de operação de crédito com o produtor rural com parte da taxa pós-fixada. Precisamos do produtor rural junto com o governo, ajudando a travar os juros futuros e quando se começa a fazer mais operações, com juros pós-fixados, mais agentes econômicos estarão pressionando para que a taxa do juro caia. É importante que agente conheça, experimente essa modalidade de financiamento. O Banco tem um mix de produtos direcionados para o dia a dia que é o custeio da safra encaminhado para a janela de plantio e colheita. Nós estamos preocupados em criar condições para que esse produtor permaneça na atividade, trazendo informações, tecnologias, fazendo as correções necessárias, ou seja, estar com os olhos no presente, mas se preparando para o futuro”, disse Álvaro.
Representando os revendedores, o empresário Francisco Honaiser, diretor da Lavronorte, destacou: “Considerando que a nossa região, pelo crescimento e expansão constante que tem, se faz extremamente necessário o setor financeiro participar mais. O produtor é tomador de crédito para poder alavancar atividade do agronegócio. Tivemos aqui o Banco do Brasil com propostas bem claras para alcançar os produtores rurais, o que é positivo para o desenvolvimento ainda maior do agronegócio na região”.
Além do financiamento da safra, o BB está disponibilizando operadores das assistências técnicas para ir até o produtor rural ouvir as demandas, sugerir soluções, que são as pessoas que cuidam de tornar produção mais rentável.
Álvaro Fertig encerrou sua participação fazendo um convite aos produtores rurais e agentes do setor agro e população para participar no dia 16 de agosto (quinta-feira) do circuito agro. “Durante todo o dia acontecerão atividades, painéis de 20, 30 minutos, 1 hora para discutir o dia a dia do produtor rural, estrutura de custo, produtividade, tecnologias e outras demandas que o produtor deve ter com a sua propriedade. O banco vai trazer toda a estrutura para fazermos as discussões específicas para as necessidades do produtor, desde a formação técnica, a capacitação, produtividade e outros. O evento deverá acontecer na Associação Atlética Banco do Brasil e queremos contar com a presença de todos e será aberto para toda a sociedade. Vamos oferecer um café da manha e um almoço para os participantes”, concluiu.
Álvaro Fertig foi homenageado com a comenda centenário de Balsas, pelos bons serviços do banco na região, oferecida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Coelho e Silva Neto.