CulturaDestaques

Concurso Garota Verão Balsas abre oficialmente o festival Verão do Centenário

O evento é o principal atrativo turístico do município.

Abertura oficial do Verão Balsas 2018 “Verão do centenário” aconteceu neste domingo, (08 de julho). O festival tradicional na cidade, realizado às margens do Rio Balsas, durante o mês de julho, atrai turistas, visitantes de diversas regiões do estado e do país, bem como a sociedade balsense e acontece nos finais de semana com estrutura de palco, som e iluminação, com muitas atrações artísticas e culturais, prestigiando as bandas locais.

Além disso, consiste em várias atividades espontâneas da própria população, que é o aproveitamento do rio como espaço de lazer, com descida de boias, caiaque e outras atividades relacionadas.

O festival de Verão Balsas 2018 “Verão do Centenário” está concentrado na orla fluvial urbana. Realizado pelas secretarias de Cultura e Turismo, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o evento foi declarado oficialmente aberto pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Clério Nascimento.

Verão Balsas 2018. (Foto: Emanuel Lemos)
O Rio Balsas é um grande atrativo turístico da cidade de Balsas. (Foto: Emanuel Lemos)

“O Rio Balsas é o principal atrativo turístico do município e precisamos preservar esse valor, esse bem natural, para que, no futuro, as próximas gerações possam continuar desfrutando dessa maravilha. Em nome da prefeitura de Balsas, queremos dá boas vindas a todos os turistas e visitantes, bem como a sociedade balsense que frequenta o rio. Aqui temos um turismo de negócio já consolidado e agora estamos trabalhando fortemente para que o turismo de lazer se desenvolva cada vez mais no município. Agradeço as equipes das secretarias de meio ambiente, cultura e infraestrutura pela organização e pelo comprometimento. E aos proprietários de restaurantes de bares, aos garçons, aos ambulantes que são os anfitriões de todos os turistas e sociedade que aqui vêm”, disse Clério em seu discurso.

O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rui Arruda, passou uma mensagem de preservação do rio em seu discurso.

“Temos o prazer de receber, na abertura oficial do verão Balsas 2018, a sociedade balsense e os turistas que nos prestigiam. Esse evento tem objetivo cultural e a missão de transmitir a todos os frequentadores do rio uma mensagem de conscientização ambiental, de preservação do Rio Balsas e do meio ambiente. Sabemos que milhares de pessoas fazem a descida de boia pelo rio a cada ano e, nesta oportunidade, pedimos a estas pessoas que cuidem do meio ambiente para que as gerações futuras possam também usufruir desse rio, dessas águas e de todo o ecossistema. É preciso preservar, monitorar e conscientizar; onde todos possam cobrar uns dos outros. O simples gesto de jogar no rio um copo descartável ou uma simples tampinha de garrafa pet é uma contribuição para destruir todo esse ecossistema. E cada pessoa que frequenta o rio possa também transmitir essa mensagem”, ressaltou Arruda.

Como destaque da programação de abertura, houve um concurso com desfile para escolha da Garota Verão Balsas 2018, em que cinco candidatas concorreram ao título e a premiação de uma viagem para São Luís (MA) com tudo pago e direito a acompanhante. Disputaram o título: Nilma Vieira de Sousa, que trabalha como margarida, Mércia Kelly Dourado, Bruna Martins Lopes, Ildevani Lima de Morais e Glaucy Lene Silva.

Mulheres que participaram do Garota Verão Balsas. (Foto: Emanuel Lemos)

O concurso teve como resultado final: Nilma Vieira, 3º lugar; Ildevani Morais, 2º colocada e foi eleita a Garota Verão Balsas 2018 Bruna Martins.

A programação continua nos próximos finais de semana com destaque para a descida de boia e vai premiar a boia mais criativa em termos de ornamentação/decoração. E uma competição de natação (em frente ao palco principal)

A segurança também está sendo tratada como prioridade por parte das autoridades. Para garantir tranquilidade à população, a polícia militar atuará de forma ostensiva, em parceria com a guarda municipal, corpo de bombeiros, seguranças privados e a presença da Marinha do Brasil com fiscalizações a embarcações e condutores.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo