Dia dos Namorados: saiba como proteger seus dados durante as compras online
Ofertas podem ser um caminho fácil para o roubo de dados
Com o Dia dos Namorados se aproximando, muitos casais escolhem as lojas virtuais para comprar os presentes para a data, atraídos pela praticidade, grandes ofertas e preços baixos.
Apesar da facilidade, as compras virtuais podem esconder algumas armadilhas. Para não sofrer com dores de cabeça, o diretor de Negócios Corporativos da Certisign, Henri Sternberg, indica o que consumidor precisa ficar atento antes de passar seus dados pessoais e financeiros a um e-commerce.
Cuidado com as ofertas
Quem vai fazer compras no Dia dos Namorados precisa ficar atento a ofertas “boas demais para ser verdade”. Promoções muito acima do praticado pelo mercado podem, na verdade, ser iscas para roubar os dados dos consumidores.
“Em datas como essas, os criminosos costumam utilizar esse truque para conseguir dados como número de documentos ou dados bancários dos consumidores. Antes de clicar em uma oferta muito boa, o ideal é verificar a veracidade da promoção. Desconfie sempre de algo que esteja muito distante do oferecido por outras lojas”, explica o executivo da Certisign.
Verifique a veracidade e a segurança do site
O diretor de Negócios Corporativos da Certisign chama a atenção também para a importância de o consumidor ficar atento a alguns itens de segurança presentes em sites de lojas online, como um cadeado posicionado à direita do navegador, e o complemento HTTPS, na página de endereço.
Outro cuidado reforçado por Gonçalves é a checagem do Certificado Digital SSL, dispositivo de segurança localizado no rodapé da página. “Com esse certificado, o internauta tem seus dados protegidos do acesso indevido de terceiros. Dados como nome completo, números de documentos e dados bancários serão acessados apenas pelo varejista”, completa.
Fique atento ao cronograma de entregas
Na hora da compra em um e-commerce, o consumidor deve ficar atento ainda ao cronograma de entregas. Saber se a empresa cumpre os prazos ou deixa de entregar algum produto é outro ponto importante para evitar decepções.
Fonte: Rosangela Sousa