19ª Conferência Municipal de Saúde reúne população e defende ampliação da rede de atendimento em Balsas
Balsas realizou nesta quarta-feira (25), no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a 19ª Conferência Municipal de Saúde. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Balsas, o evento reuniu usuários do SUS, profissionais da saúde, gestores e representantes da sociedade civil para discutir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência se consolidou como um importante espaço de participação popular, diálogo e construção de políticas públicas que irão contribuir para o planejamento da saúde municipal nos próximos anos.
A programação contou com palestra magna, grupos temáticos de discussão e plenária para aprovação das propostas que integrarão o relatório final da conferência. Também foram definidos os delegados que representarão Balsas na etapa estadual da Conferência Nacional de Saúde.
Durante o evento, o prefeito Alan da Marisol destacou a importância da conferência como instrumento de escuta da população e planejamento das ações do setor. Ele reforçou a necessidade da implantação de um Hospital Macrorregional em Balsas, capaz de oferecer atendimento em diversas especialidades médicas e ampliar a capacidade de assistência para toda a região Sul do Maranhão.
Segundo o gestor, Balsas já exerce papel estratégico na rede regional de saúde, recebendo diariamente pacientes de dezenas de municípios vizinhos. Atualmente, o Hospital Balsas Urgente realiza cerca de 300 cirurgias por mês, demonstrando a crescente demanda pelos serviços oferecidos no município.
A proposta de construção do Hospital Macrorregional surge como uma alternativa para fortalecer a estrutura de atendimento, reduzir a sobrecarga da rede existente e garantir mais eficiência nos serviços especializados para a população da região.
Outro destaque da conferência foi o debate sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), considerado a maior política pública de saúde do país. As discussões enfatizaram a importância da atenção primária, das unidades básicas de saúde e dos investimentos em prevenção de doenças e promoção da saúde, fundamentais para garantir atendimento de qualidade à população.
As propostas aprovadas durante a conferência servirão de base para as etapas estadual e nacional do processo, assegurando que as demandas da população balsense sejam levadas para o debate em níveis mais amplos.
A etapa municipal representa o início de um processo de avaliação da situação de saúde local e de construção coletiva de diretrizes que irão orientar a elaboração do Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.
O Maranhão se informa aqui – Prefeitura inaugura Centro de Fisioterapia de Balsas e amplia atendimento especializado à população
Evento debate fortalecimento do SUS, aprova propostas para o Plano Municipal de Saúde (2026 – 2029) e defende a implantação de um Hospital Macrorregional no município. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações do Programa Alerta Balsas, TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA




