Monitoramento de aves encontra novos registros no Parque Estadual de Mirador

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) identificou 17 novos registros de aves silvestres no Parque de Mirador, maior parque estadual no bioma cerrado no Brasil. A expedição foi realizada no período de 7 a 17 de maio pela Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da secretaria.
Participaram da expedição os ornitólogos Carlos Martinez, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Leonardo Soares, da Fauna MA e o supervisor de Estudos e Projetos aplicados à Conservação da Sema, João Carlos Costa.
Durante a expedição foram realizados 17 novos registros de espécies para o Parque, ampliando a lista de aves identificadas para 296 espécies na unidade de conservação. Entre os novos registros foi identificada uma espécie ameaçada de extinção no estado, o tauató-pintado, Accipiter poliogaster, classificado na lista estadual recentemente publicada como espécie em perigo (EN).
O monitoramento da avifauna é de fundamental importância para o conhecimento sobre as espécies e para definição de áreas prioritárias para a fauna no Parque Estadual de Mirador.
“A pesquisa mostra a importância da proteção do Parque Estadual de Mirador, com suas características prístinas do bioma Cerrado”, disse o Supervisor Joao Carlos Costa. Segundo ele, o parque é uma área em que as espécies da fauna podem encontrar um ambiente adequado para sua sobrevivência. “Trabalhos como esse, e a divulgação dos resultados para a sociedade, são importantes para o reconhecimento e valorização da biodiversidade”, ressaltou.
O ornitólogo Leonardo Soares destaca a importância da expedição. “A riqueza de aves do Parque de Mirador tem aumentado a cada campanha de levantamento, chegando a aproximadamente 300 espécies, o que reforça relevância dele para manutenção da comunidade de aves do Cerrado Maranhense, e o estudo também tem mostrado que o Parque abriga espécies consideradas raras e ameaçadas no contexto estadual”, pontuou.
Segundo o professor e ornitólogo Carlos Martinez, o Parque de Mirador contém uma das áreas de cerrado contínuo mais extensas e bem preservadas do Maranhão. “Nós estamos desenvolvendo um projeto de monitoramento da avifauna que consiste no mapeamento da biodiversidade e já encontramos espécies de aves representativas das diversas fisionomias da vegetação do cerrado, incluindo oito espécies que se encontram sob diversos graus de ameaça no contexto do Maranhão”, informou.
As ações de monitoramento da avifauna estão no âmbito do Programa Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado (Copaíbas). O Programa Copaíbas é uma iniciativa gerenciada pelo Funbio e executada com recursos da Iniciativa Internacional do Clima e Florestas da Noruega (NICFI), por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.
O Maranhão se informa aqui – Setur-MA fortalece turismo na Chapada das Mesas em participação na Agrobalsas
Durante a expedição foram realizados 17 novos registros de espécies para o Parque, ampliando a lista de aves identificadas para 296 espécies na unidade de conservação. #OMaranhaoSeInformaAqui