Destaques

Corpo de Bombeiros registra mais de 190 ocorrências na Operação Páscoa

Durante o feriado prolongado, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) contabilizou 194 registros diversos, integrando as ações da Operação Páscoa. Realizada de 17 a 22 de abril, o trabalho envolveu vários batalhões com suporte de viaturas e equipamentos, atendendo ocorrências na região metropolitana de São Luís e interior do estado. Entre os registros estão incêndio em residências e comércios, afogamentos, captura e resgate de animais silvestres, acidentes de trânsito e transporte pré-hospitalar.

O comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto, fez um balanço positivo dos trabalhos. “Este foi um feriado desafiador, com grande fluxo de pessoas nas ruas, orla marítima, portanto, momento de maior atenção aos riscos de incidentes. Porém, graças ao empenho e à experiência de nossos militares, em conjunto com as demais forças do sistema de Segurança, a Operação Páscoa foi exitosa e conseguimos prestar resposta rápida e eficiente às demandas. Nosso objetivo principal sempre será salvar vidas e minimizar os danos à população”, destacou.

O comandante do BBMar, tenente-coronel Jefferson Serra, enfatizou a importância da atuação da equipe nas praias da capital e regiões adjacentes. “As ocorrências de afogamento são frequentes em feriados, especialmente com o aumento da procura por áreas de lazer como as praias. Nesta ação intensificada pela operação, etivemos constantemente atentos para garantir a segurança no ambiente aquático”, pontuou. No período, a corporação atendeu três ocorrências em praia e rios.

“Houve registros de acidentes de trânsito, que por vezes, decorrem de imprudência ao volante e acabam por ceifar vidas, infelizmente. Nosso trabalho é promover este resgate, orientar sobre atitudes seguras no trânsito e na prevenção, com total respeito à lei nas vias”, enumerou o comandante do BBS, major Jonatan Coutinho. Foram registrados 10 acidentes com vítimas presas às ferragens, destes, dois óbitos.

Já a captura, resgate e salvamentos de animais somou 88 ocorrências, entre espécies silvestres (jacarés, cobras e bichos-preguiça), aves, insetos e abelhas. A comandante do BBA, tenente-coronel Priscila Chahini, destaca a atuação profissional nestes casos. “As pessoas não devem tentar capturar estes animais, e sim, acionar os bombeiros, que estão preparados adequadamente para este trabalho, garantindo a segurança das pessoas e das espécies”, enfatizou.

As equipes atenderam ainda, ocorrências de incêndio em residência e comércios, realizaram transporte pré-hospitalar de vítimas de acidentes e incêndio em estação ou rede elétrica. Outros casos envolveram incêndios em vegetação e veículos, capotamento e resgate de animais domésticos.

Ação integrada

A operação envolveu diversos batalhões, incluindo unidades especializadas, que trabalharam de forma integrada para garantir a segurança e o bem-estar da população maranhense. Foram mobilizados para a cobertura das ocorrências, o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1BBM), 2BBM , 1º Batalhão de Bombeiros Marítimo (1BBM), 1ª Companhia Especializada de Bombeiros Militar (1CIEBM), 16ª CIBM – Porto do Itaqui e o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), todos de São Luís.

O trabalho também contou com suporte de efetivo da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (2CIBM), de Paço do Lumiar; e o 10º Batalhão de Bombeiros (10BBM), de São José de Ribamar. As unidades atuaram em integração com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

O Maranhão se informa aqui – PF deflagra “Operação Mortos Vivos” contra fraudes em benefícios sociais no Maranhão

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão contabilizou 194 registros diversos, integrando as ações da Operação Páscoa. Realizada de 17 a 22 de abril.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo