Programa de Aquisição de Alimentos beneficia agricultores familiares maranhenses em R$ 5,1 milhões

Com investimento de R$ 5,1 milhões do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), iniciou a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Nesta quarta-feira (23), Paço do Lumiar foi a cidade escolhida para marcar a primeira aquisição do PAA no Maranhão beneficiando dez agricultores familiares do município que vão fornecer seus produtos e ter suas rendas garantidas.
A agricultora familiar Jhessica Brito, da comunidade Iguaíba, foi uma das produtoras contempladas pela proposta e é a primeira vez que comercializa seus alimentos ao Programa. “Eu tenho 27 anos e nasci no campo vendo meus avós plantando e colhendo. O PAA vem para valorizar o trabalho dos agricultores familiares e os alimentos são entregues à própria população do município que precisa de uma alimentação diversificada e saudável”, disse a agricultora.
Para Jhessica, o PAA reconhece a força produtiva dos trabalhadores rurais de Paço do Lumiar. “Podemos perceber, aqui, o sorriso no rosto e o brilho no olhar de cada agricultor em saber que estamos sendo reconhecidos e valorizados, gratidão a todos”, concluiu.
A primeira aquisição do PAA adquiriu 1,7 tonelada de variados alimentos produzidos pelos agricultores familiares de Paço do Lumiar e que transformaram-se em 80 cestas verdes que foram doadas aos beneficiários do Centro de Referência Socioassistencial (CRAS) do residencial Morada do Bosque.
Para o secretário da SAF, Bira do Pindaré, o PAA cumpre seu papel em gerar renda aos homens e mulheres do campo, e, também, garantir segurança alimentar aos consumidores finais que são atendidos pela rede socioassistencial. “Hoje, estamos contemplando não só os agricultores, mas também as entidades. Portanto, a gente demonstra que a política de comprar de quem produz e entregar a quem precisa é uma política muito acertada e o Governo do Maranhão está empenhado em fortalecer o PAA em todo o território do estado”, destacou o secretário.
Nesta proposta do PAA, estão cadastrados 974 agricultores familiares de 73 municípios maranhenses. Uma ação que vai fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, além de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.
O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, enfatizou a importância do PAA para o desenvolvimento da agricultura do município. “Agradecemos ao governador Carlos Brandão e ao nosso secretário Bira do Pindaré pela dedicação e um olhar à agricultura familiar de Paço. O PAA hoje é uma política importante para gerar renda, incentivar a produção e assegurar segurança alimentar”, pontuou o prefeito.
Sobre o Programa
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com estados e municípios, sob coordenação do MDS. No Maranhão, o programa é operacionalizado pela SAF.
O objetivo do PAA é fortalecer a agricultura familiar por meio da compra direta de alimentos produzidos pelos agricultores, sem necessidade de licitação. Os alimentos adquiridos são destinados à população em situação de insegurança alimentar e nutricional, por meio de entidades socioassistenciais, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e escolas da rede pública de ensino.
O Maranhão se informa aqui – Deputado Márcio Honaiser consolida liderança reunindo 13 vereadores de Balsas em Brasília
Nesta proposta do PAA, estão cadastrados 974 agricultores familiares de 73 municípios maranhenses. #OMaranhaoSeInformaAqui