
Foi instalada na última terça-feira, 18, às 11:00 horas, em ato público, a Correição Geral Extraordinária na 3ª Vara da Comarca de Balsas, ficando a solenidade de encerramento previamente marcada para o dia 27 de março, às 18 horas.
A juíza da 3ª Vara, Nuza Maria Oliveira Lima, anunciou o ato por meio da Portaria -TJ – 1002/2025, de 14 de março. A correição tem como objetivo buscar a melhoria da prestação da Justiça, a rapidez dos serviços das secretárias judiciais e o esclarecimento de situações de fato.
De acordo com a Portaria, possíveis reclamações contra atos relacionados aos trabalhos da correição deverão ser apresentados enquanto durarem os trabalhos. Durante as atividades fica mantida a distribuição dos processos e o expediente destinado ao atendimento das partes e seus advogados.
AÇÃO CORREICIONAL
A ação correicional também objetiva prevenir irregularidades e apurar reclamações e denúncias feitas pela comunidade, diretamente à equipe de correição.
Durante a correição não há suspensão dos trabalhos, interrupção da distribuição, transferência das audiências, nem prejuízo no atendimento às partes e procuradores, visando evitar prejuízo aos trabalhos normais da unidade.
Essa medida cumpre o Código de Normas da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão e a Resolução nº 24/2009, que determina ao juiz ou juíza que assumir a Comarca realizar a correição extraordinária na secretaria judicial, para verificar a regularidade dos serviços.
O Maranhão se informa aqui – Confira a programação de comemorações dos 107 anos de emancipação política de Balsas
A correição tem como objetivo buscar a melhoria da prestação da Justiça, a rapidez dos serviços das secretárias judiciais e o esclarecimento de situações de fato. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Assessoria de Comunicação – Corregedoria Geral da Justiça