DestaquesInfraestruturaPolítica

Balsa contratada pelo DNIT começa a operar dois meses após queda de ponte JK em Estreito/MA

A empresa Amazonia Navegações LTDA iniciou neste sábado, 1°, os serviços de travessia entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) por meio de uma balsa, como parte de um contrato de R$ 39.959.771,81 firmado com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O contrato tem duração de um ano e visa fornecer uma solução temporária para a travessia, após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido há dois meses. A travessia será realizada de forma gratuita, todos os dias, entre 6h e 18h, inicialmente com transporte de pedestres e veículos leves.

O DNIT informou que a empresa disponibilizará três balsas e quatro reboques para caminhões de carga, além de outras duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros. Este serviço temporário, que visa minimizar os impactos da queda da ponte, deverá durar até 22 de dezembro de 2025, data que marca o prazo de um ano do acidente e coincide com o término da construção da nova ponte.

Além da balsa contratada pelo DNIT, a Prefeitura de Estreito também firmou contrato para uma balsa adicional, que começou a operar em 24 de fevereiro. Essa embarcação tem capacidade para até 122 passageiros e veículos de até 10 toneladas, incluindo carros, motos e caminhões. O serviço, oferecido gratuitamente pela empresa Pipes, é realizado em horário comercial, das 8h às 18h.

ROTAS ALTERNATIVAS PARA CAMINHÕES

Devido à limitação da balsa, os caminhões ainda não podem realizar a travessia entre os estados e devem seguir por rotas alternativas. O DNIT detalhou os caminhos para acesso à BR-226 em ambos os lados da fronteira.

Rota para acessar a BR-226 do lado do Tocantins:

– Acessar a BR-226 do lado do Maranhão em Estreito até Porto Franco

– Pegar a BR-010 em Porto Franco até Imperatriz

– Seguir pela TO-126/134 até Axixá do Tocantins e depois pela BR-230 até acessar a BR-226.

Rotas para acessar a BR-226 do lado do Maranhão

  • OPÇÃO 1:

– Pegar a TO-134 em Darcinópolis até a BR-230 em Axixá do Tocantins

– Seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins e então seguir pela TO-126 até Imperatriz (MA) e a BR-010.

  • OPÇÃO 2:

Pegar a BR-230 em Aguiarnópolis até Luzinópolis

Seguir pela BR-230 até a TO-134 em Axixá e seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins

Continuar pela TO-126 até Imperatriz (MA) e então acessar a BR-010.

A PONTE

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou no dia 24 de dezembro de 2024, por volta das 14h50, resultando em um trágico acidente.

Das 18 pessoas envolvidas, 14 perderam a vida, 3 estão desaparecidas e 1 homem foi resgatado com vida.

Entre os veículos que caíram no rio estavam três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, dois dos quais transportavam produtos perigosos, como 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas.

As partes remanescentes da ponte foram implodidas em 2 de fevereiro de 2025, dando início à construção da nova estrutura.

O Maranhão se informa aqui – Prefeitura realiza ação social com distribuição de cestas básicas no Caminho dos Gerais

O DNIT informou que a empresa disponibilizará três balsas e quatro reboques para caminhões de carga, além de outras duas balsas e dois rebocadores para veículos menores e passageiros.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo