
Nesta segunda-feira (10), o Sebrae, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – Fiema, lançou o novo ciclo do Programa ALI Produtividade. O evento aconteceu no auditório da Federação, em Imperatriz (MA).
Durante o evento, empresários e sindicatos das indústrias dos segmentos de panificação, construção civil, metal mecânica, metalúrgica, puderam conhecer melhor os benefícios do programa e esclarecer dúvidas sobre a metodologia e etapas de execução do ALI Produtividade.
Neste ciclo, o programa vai garantir consultoria especializada e gratuita para 50 micro e pequenas empresas do setor industrial, ajudando a identificar gargalos e implementar soluções inovadoras para otimizar processos e aumentar a eficiência operacional dos negócios
Podem participar do programa micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano. Os interessados já podem entrar em contato com a Unidade de Negócios do Sebrae Imperatriz para se inscrever. O prazo final é até o dia 20 de fevereiro. Após seleção do Sebrae, a empresa é comunicada de imediato pelos Agentes locais de inovação.
A iniciativa, desenvolvida pelo Sebrae desde 2021, busca aproximar as empresas de estratégias de inovação acessíveis, promovendo melhorias de baixo custo e alto impacto.
Para Ernani Freitas, presidente do Simetal e representante da Fiema, a parceria com o Sebrae é essencial para impulsionar o crescimento da indústria na região tocantina. “O ALI Produtividade vem para fomentar as empresas da nossa região, oferecendo um suporte fundamental sem custo algum para os participantes. Qualquer ação que contribua para aumentar a produtividade dos nossos negócios é bem-vinda e esperamos que essa iniciativa fortaleça ainda mais nossas indústrias”, destacou Freitas.
Esse primeiro ciclo será voltado à atender as demandas da indústria, gerando maior competitividade no mercado, segundo observa a gerente regional do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins. “Essa parceria com a Fiema e os sindicatos industriais reforça o compromisso de oferecermos soluções eficazes para o setor industrial. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios, permitindo que eles aumentem sua produtividade e se tornem mais competitivos no mercado”, acrescentou ela.
Etapas – O Programa ALI Produtividade terá duração de seis meses, iniciando de imediato após seleção da empresa, e contará com o acompanhamento de Agentes Locais de Inovação, que auxiliarão os empresários na implantação das estratégias recomendadas pelas consultorias técnicas. Com isso, a expectativa é que as empresas participantes consigam melhorar seus processos internos, reduzir desperdícios e ampliar sua capacidade de crescimento.
O Maranhão se informa aqui – Fapema garante apoio às pesquisadoras e fortalece presença feminina no ecossistema científico do Maranhão
Iniciativa vai assegurar consultoria gratuita para 50 micro e pequenas empresas da região e terá impactos na competitividade dos negócios do setor. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: Ascom – Sebrae