DestaquesPolíticaSaúde

Saúde realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em hospital maranhense

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência no atendimento pediátrico em São Luís (MA), deu um importante passo ao iniciar a realização de cirurgias por videolaparoscopia. O novo procedimento adotado na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem o potencial de transformar o tratamento de pacientes de até 13 anos, oferecendo mais segurança e agilidade na recuperação. 

O primeiro paciente a ser beneficiado com a nova técnica foi Thalles Henrique Rego Penha, de 11 anos, que passou por uma colecistectomia (remoção da vesícula biliar) devido a fortes náuseas e desconforto estomacal. O procedimento foi realizado na última terça-feira (4).  

O cirurgião pediátrico Marcos Raices, responsável pelo procedimento, destaca que a videolaparoscopia traz uma série de benefícios. “Com essa tecnologia, conseguimos reduzir o tempo de internação, minimizar as dores pós-operatórias e proporcionar uma recuperação mais rápida e confortável para nossos pacientes, o que é fundamental no atendimento pediátrico”, explicou o especialista. 

A implementação desse serviço no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos reflete um avanço significativo no atendimento de saúde infantil no estado. O hospital tem se destacado por sua capacidade de realizar desde cirurgias simples até intervenções de maior complexidade. A unidade, que integra a rede da SES, é gerenciado pelo Instituto Acqua.

Osni Penha, pai de Thalles, expressou alívio ao saber que o filho seria submetido ao procedimento menos invasivo. “Ficamos muito apreensivos quando soubemos da necessidade da cirurgia, mas ao saber que seria realizada por videolaparoscopia, nos sentimos mais tranquilos, pois o procedimento é menos agressivo. O atendimento tem sido excelente, e agora esperamos que ele se recupere rapidamente”, afirmou. 

Com a introdução da videolaparoscopia, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos amplia ainda mais os serviços e reforça seu compromisso com a excelência no atendimento pediátrico.

O Maranhão se informa aqui – Procon/MA e Vigilância Sanitária fiscalizam hospital após denúncia de negligência médica

O cirurgião responsável pelo procedimento, disse que a videolaparoscopia traz benefícios como: reduzir o tempo de internação, minimizar as dores pós-operatórias e proporcionar uma recuperação mais rápida. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo