Diário Sul Maranhense

Delegacia Regional de Balsas inicia uso da ferramenta PPE para o preenchimento de boletins de ocorrência

Delegado Fagno Vieira acessa o novo sistema digital utilizado pela polícia civil (Foto/Reprodução)

A Delegacia Regional de Balsas iniciou nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, a utilização em atendimentos públicos da Plataforma Tecnológica do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Sinesp, intitulada Procedimentos Policiais Eletrônicos (Sinesp – PPE). A ferramenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) padroniza o preenchimento de boletins de ocorrência e facilita a obtenção de dados policiais com mais qualidade.

Em entrevista ao jornalista Diego Costa do Programa Alerta Balsas, da TV Capital, canal 8.1 Balsas/MA, o titular da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr. Fagno Vieira, falou do novo sistema. 

Hoje passamos a utilizar o novo sistema de PPE no âmbito de toda a regional de Balsas; é importante que a população compreenda que esse novo sistema, além da integração com os bancos de dados de diversas polícias no Brasil, também tem como norte a não utilização de documentos impressos. O sistema será integrado ao PJE que é o sistema da justiça, com os procedimentos sendo encaminhados de sistema a sistema e as pessoas que compareçam para registrar Boletim de Ocorrências, para testemunhar ou participar de um procedimento, terá alternativa de assinar com a conta gob.br (acesso digital aos serviços públicos digitais do governo federal) de maneira eletrônica para receber o documento digital, via WhatsApp ou e-mail, é uma facilidade a mais, disse o delegado. 

Essa é uma solução tecnológica que traz economia ao estado aderente, com despesas com tecnologia e armazenamento, bem como a possibilidade de maior unidade entre as forças de segurança e o sistema de justiça criminal local. O Sinesp PPE permite uniformização, agilidade e eficiência no trabalho da polícia judiciária estadual, além da polícia militar e do corpo de bombeiros.  

O sistema a curto prazo vai substituir todo uso de papel para registro de ocorrências e nos próximos anos teremos um banco de dados, banco de informações muito valioso a ser utilizado em investigações e combate ao crime, finalizou Dr. Fagno Vieira. 

O sistema foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer um padrão nacional para os registros de ocorrências e de procedimentos policiais, o Sinesp PPE 

O Maranhão se informa aqui – Profissões do Futuro: tendências e como estar pronto

O Sinesp PPE permite uniformização, agilidade e eficiência no trabalho da polícia judiciária estadual, além da polícia militar e do corpo de bombeiros.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.

Deixe seu comentário