Os dois novos veículos doados à Delegacia Especial da Mulher – DEM de Balsas, são frutos de uma parceria entre o Ministério Público Estadual – MPE e o Fórum da cidade de Balsas. Os carros irão auxiliar no trabalho de atendimento a vítimas de violência fazendo parte do acolhimento da vítima e dos filhos destas.
A DEM é uma das principais portas de entrada na rede de proteção a mulher e apresenta várias demandas, como conduzir a mulher em situação de risco à sua casa para retirada dos objetos e encaminhamento à casa abrigo, encaminhamento das vítimas para realização das provas periciais necessárias, encaminhamento para rede de saúde e outros.
Com os novos veículos a Delegacia da Mulher poderá ampliar a sua atuação no combate a violência contra a mulher, dando uma resposta mais rápida e eficaz.
Balsas apresenta números positivos com relação a ocorrências de feminicídios que há três anos não houve registro de nenhum caso e refletem o fortalecimento da rede de proteção no município.
De acordo com a Delegada Ana Marisa Barbat, titular da DEM, os últimos casos de feminicídio registrados no município mostram que as vítimas não haviam feito nenhuma denúncia. Isto evidencia a urgência de intensificar a conscientização sobre denunciar abusos e buscar apoio. É fruto de uma questão cultural e de medo do agressor, as vítimas precisam ser encorajadas, acreditar que a rede de proteção à mulher funciona, as forças policiais estão alinhadas com o ministério público, com o judiciário. Então as vítimas não estão mais sozinhas.
O combate a violência doméstica é uma responsabilidade coletiva de toda a sociedade.
O Maranhão se informa aqui – Judiciário de Alto Parnaíba determina ao Estado recuperar trecho da Rodovia MA 006
Nos últimos 3 anos não foram registrados ocorrências de feminicídio em Balsas, o que reflete o fortalecimento da rede de proteção no município. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.