Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, a deputada Dra. Vivianne (PDT ) defendeu a implantação do curso de Terapeuta Ocupacional na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Na ocasião, a parlamentar também falou da importância de leis de sua autoria aprovadas na Casa, sendo uma delas a que incentiva o aleitamento materno.
Ela informou que teve uma reunião com os membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão (Crefito) para acertar a ida deles à Comissão de Saúde, após o período eleitoral, para discutir a criação do curso de Terapia Ocupacional na Uema e tratar de questões ligadas às pessoas neurodivergentes.
“Eu queria que, juntos, pudéssemos ajudá-los para que a Uema e as universidades públicas avançassem, pois a gente sabe que é um profissional muito importante para as pessoas com autismo e outras doenças. No Maranhão, existem apenas 680 profissionais terapeutas ocupacionais, sendo que desse total 600 estão em São Luís”, disse.
Leis
Ainda em seu pronunciamento, a parlamentar lembrou que, na sessão de terça-feira (26), destacou algumas leis de sua autoria como a que cria a Semana de Conscientização “Diga não ao uso de cigarros eletrônicos”. Ela lembrou, ainda, que propôs outra lei de sua autoria, sancionada pelo governador Carlos Brandão (PSB ), propondo o ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação.
“E dourado por quê? Porque mostra o padrão ouro desse alimento para as mães, para as crianças e a importância tanto para que as mães amamentem do ponto de vista de saúde, do fortalecimento do sistema imunológico dos bebês, como também para o vínculo afetivo que se cria nesse processo. E também para aquelas que, por algum motivo, não possam amamentar, para que saibam dos serviços dos bancos de leite que existem no nosso estado, pois amamentação com leite materno é muito importante”, assegurou.
O Maranhão se informa aqui – Deputada Dra. Viviane destaca semana de conscientização e combate ao cigarro eletrônico
A deputada se reuniu com os membros do CREFITO para acertar a ida deles à Comissão de Saúde, para discutir a criação do curso de Terapia Ocupacional na Uema e tratar de questões ligadas à neurodivergentes. #OMaranhaoSeInformaAqui