Visando a capacitação profissional para atuação no transporte industrial, o Governo do Estado inaugura, nesta quinta-feira (25), às 9h, o Simulador de Direção para capacitação de motoristas de cargas, na cidade de Balsas.
A inauguração do equipamento é fruto de uma frente de trabalho coordenada pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), composta pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). A inauguração é mais uma etapa no processo de instalação da Inpasa no Maranhão.
O curso chega para impulsionar a qualificação e a inserção no mercado de trabalho local, tendo em vista a intensa procura por mão de obra na região sul do estado. Voltado para a direção de cargas pesadas, ele tem como objetivo evidenciar a relevância de obter instruções referentes ao conhecimento de situações de risco no trânsito, que interferem negativamente na condução do veículo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades à condução antecipatória segura. Para tanto, os alunos aprenderão sobre a antecipação de situações de risco, prática de condução segura, atividades práticas de observação, prática de simulação e comportamento preventivo do condutor.
Segundo o secretário Júnior Marreca, esta é a concretização de um esforço conjunto e colaborativo. “É um trabalho que tem o governador Carlos Brandão como incentivador e parceiros que entendem o quanto trazer investimentos e destacar positivamente a nossa mão de obra é importante. A chegada do Simulador em Balsas é um marco para a formação dos profissionais do transporte, uma vez que valoriza o profissional local e abre oportunidade não só na Inpasa, mas também em várias indústrias que precisam destes profissionais em seus campos”, ressalta o secretário.
Durante o evento de inauguração do Simulador de Direção, que acontecerá no Iema de Balsas, serão entregues os certificados de conclusão dos cursos de Almoxarife, Técnicas de Almoxarifado e Pedreiro, aos alunos que concluíram a capacitação pelo Senai. As qualificações nestas áreas também são provenientes da frente de trabalho coordenada pela Seinc e que auxilia no plano de instalação da sede do Grupo Inpasa, no Maranhão. Com a finalização das obras de instalação da Inpasa em Balsas, estima-se que cerca de 500 caminhões transitem diariamente, escoando a produção da indústria.
A Inpasa
Anunciada em outubro do ano passado pelo governador Carlos Brandão, a Inpasa é líder em transformação de cereais em energias limpas e renováveis da América Latina, está no processo de construção e, somente nessa fase, criará 2.500 postos de emprego, injetando uma considerável quantidade de vagas de trabalho e renda no município de Balsas e adjacências.
Atração de investimentos
A política de atração de investimentos tem sido um dos pilares da gestão Carlos Brandão quando se trata de ações para o futuro do Maranhão, com investimentos vultuosos e parcerias estratégicas, que terão forte impacto para a trajetória de crescimento e prosperidade do estado. A partir de políticas de incentivos fiscais, como a Lei 10.690/2017, executada pela Seinc, e da transversalidade entre as secretárias e órgãos de Estado, que elimina entraves burocráticos, a gestão vem conseguindo atrair grandes negócios que encontram, para além de um terreno fértil para crescerem suas produções, contribuindo de forma efetiva para o crescimento socioeconômico, estrutura e suporte do governo estadual para que se instalem com celeridade e eficiência.
O Maranhão se informa aqui – Ciretran de Balsas e mais 14 municípios recebem novas caminhonetes do governo
A inauguração será nesta quinta-feira, dia 25 e será um marco para a formação dos profissionais para atuação no transporte industrial e abre oportunidade na Inpasa e várias indústrias que precisam destes profissionais. #OMaranhaoSeInformaAqui