A Prefeitura de Balsas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a descentralização da marcação de exames e consultas de especialidades que deixam de ser feitas na Central de Marcação e mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem marcar exames e consultas de especialidades.
A mudança terá início na próxima segunda-feira, 29 de abril, em que os pacientes que precisarem marcar exames laboratoriais, de ultrassonografia, raio-X, cirurgias gerais, cirurgias de ortopedia, não precisarão se encaminhar até a Central de Marcação para agendamento. Isso poderá ser feito na própria Unidade Básica de Saúde – UBS, a qual o paciente foi atendido. Essa é a primeira etapa da descentralização da marcação.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Dra. Eryna Souza, esta é a primeira etapa que continuará de forma gradativa até que todas as consultas e exames sejam agendados na própria UBS para que ao sair da consulta médica, o paciente já possa agendar os seus exames e consultas.
A descentralização irá resolver um problema antigo que são as longas filas formadas, ainda pela madrugada, pelos pacientes para conseguir marcar seus exames. A medida vai otimizar tempo e oferecer agilidade nos serviços de saúde.
Atualmente a maior demanda da central de marcação é para atendimento ortopédico e para exames como raio-X. Na primeira etapa, especialidades médicas, como ressonância e tomografia que são procedimentos de alta complexidade permanecem agendamento na central de marcação.
O Maranhão se informa aqui – Balsas prepara arena de Beach Soccer para partida entre Sampaio Corrêa X Astros do Brasil
A mudança na marcação terá início na próxima segunda-feira, 29. Os pacientes passaram a marcar exames e consultas nos postos de saúde. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.