BusinessColunasDestaquesManchete

Capacitações e atendimento marcam lançamento do Simplifica Maranhão em Balsas

A interação com empreendedores, consultores, pequenos e grandes produtores rurais foi destaque no lançamento do Simplifica Maranhão, em Balsas, que contou com a presença do governador Carlos Brandão. O evento deu início a uma série de capacitações e atendimentos técnicos coordenadas pela equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Mais de 230 atendimentos/capacitações foram realizados durante a programação.

“O programa Simplifica Maranhão é uma ferramenta importante, porque busca agilizar processos burocráticos e promover o desenvolvimento sustentável, com implementação de normas específicas de licenciamento ambiental garantindo segurança jurídica, eficiência administrativa e a preservação do meio ambiente”, explicou o governador Carlos Brandão.

O secretário do Meio Ambiente, Pedro Chagas, destacou a importância do programa para o desenvolvimento do estado e para a regularização de empreendimentos que ainda operam fora da legalidade ambiental. “Simplificando é que a gente consegue promover o crescimento econômico de forma legal, as novas medidas irão promover um desenvolvimento em conformidade com a conservação dos recursos naturais e uma abordagem mais prática e eficiente”.

Durante a solenidade de lançamento foram assinadas portarias para regularização de poços, outorgas e pisciculturas, além da portaria de licença da agricultura familiar. Também foi formalizado acordo de cooperação técnica com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Banco do Nordeste (BNB), Sebrae e Embrapa.

Para a presidente do Sindicato dos Pequenos Produtores, Osvaldina de Souza, o programa veio numa boa hora. “O nosso município só tem a ganhar, nós já temos uma boa quantidade de pequenos produtores que cultivam peixe e que utilizam água pra irrigação e não têm outorga e com o programa isso vai facilitar e fazer com que se trabalhe dentro da legalidade”, pontuou.

Capacitações e atendimentos

O lançamento do Simplifica em Balsas contou com dois dias de capacitações e atendimentos voltados para empreendedores, consultores, pequenos e grandes produtores rurais com objetivo ampliar o conhecimento sobre o programa e tirar dúvidas sobre os processos e serviços a serem disponibilizados.

A Sema montou uma grande força operacional para atender todos os interessados tirando dúvidas, informando e abordando cada tema relacionado às novas medidas. As informações disponibilizadas no atendimento tratam de cadastro ambiental rural, licenciamento agrossilvipastoril (portaria 380/2023), legislação aplicada ao licenciamento ambiental (industrial) e outorgas para uso da água.

Esse é o primeiro de ciclo de capacitações e atendimentos sobre o programa Simplifica Maranhão que também será levado para outras cidades maranhenses.

O Maranhão se informa aqui – Governo entrega segunda etapa do Iema e visita canteiro de obras da Inpasa em Balsas

O programa Simplifica Maranhão busca agilizar processos burocráticos de licenciamento ambiental garantindo segurança jurídica, eficiência administrativa e a preservação do meio ambiente. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo