DestaquesPolítica

Semana Estadual de Combate à Dengue no MA começa nesta segunda-feira (1º)

Na próxima segunda-feira (1º) será realizada a Semana Estadual de Combate à Dengue no Maranhão. A ação, que é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da limpeza e da eliminação dos criadouros do mosquito, orientar sobre o comportamento do mosquito aedes aegypti e sobre sinais e sintomas da dengue e outras arboviroses.

A abertura da Semana será realizada às 8h de segunda, na quadra do Alto São Francisco, na avenida José Sarney Filho, na Vila Conceição, bairro Coroadinho, em São Luís.

De acordo com a SES, até sexta-feira (5), equipes da Saúde, Segurança, Defesa Civil e Exército realizarão ações de orientação para eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Segundo a Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, na terça-feira (2), a ação será realizada de 8h às 12h, iniciando na Igreja Matriz Espírito Santo, Avenida Tambor de Crioula, no Parque Timbiras.

Na quarta-feira (3), partindo da Travessa Visconde de Mauá, Nº 315, no bairro Liberdade/Floresta; na quinta, saindo da Praça dos Tremendões, Nº 133, na Vila Gorete, Camboa; e na sexta-feira, com saída na União dos Moradores da Vila Itamar, Rua José Sarney, Vila Itamar, sempre das 8h às 12h.

O Departamento de Epidemiologia da SES destaca que a infestação do mosquito é mais intensa em razão de água acumulada e de altas temperaturas. Como medida preventiva, os especialistas recomendam adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos do vetor.

Como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende sobretudo do empenho de toda a população.

Dentre as arboviroses mais conhecidas, destacam-se a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. O aedes aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo cuja característica que o diferencia dos demais mosquitos é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

Sntomas da dengue

Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

O Maranhão se informa aqui – Hospital de Oftalmologia de Imperatriz é autorizado a realizar transplante de córnea

O aedes aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo cuja característica que o diferencia dos demais mosquitos é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.   #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo