DestaquesMancheteVídeos

Setur-MA faz blitz para combater exploração sexual de crianças e adolescentes durante Carnaval

Enquanto os vendedores do circuito da avenida Litorânea se preparavam para mais um dia de Pré-Carnaval, um grupo com camisas padronizadas, panfletos, adesivos e cartazes se aproximou. Com abordagens explicativas, a blitz do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), percorreu o corredor da folia, que concentra milhares de pessoas neste período do ano, para alertar contra um crime: a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Surpreendida pela ação realizada na tarde de domingo (4), Denise Amorim, que estava servindo de apoio no atendimento de um dos quiosques, colou o adesivo na geladeira, onde os clientes pudessem ver. “Apoio muito a iniciativa contra abuso e exploração infantil. Não a este crime! Vamos brincar com consciência, respeito ao próximo e cuidar das nossas crianças, adolescentes e mulheres. Acho que assim a festa fica até mais bonita”, enfatizou.

Para o vendedor César Rosa, a blitz fortalece essa causa. “Todos nós fomos crianças ou temos crianças nas nossas famílias. Então, a gente tem que batalhar para que a rede de proteção sempre fique mais forte”.

Silvana Trindade, vendedora e mãe, recebeu a cartilha e já planejava compartilhar as informações com o máximo de pessoas possível. “Acho boa a orientação para alertar aos pais, para que eles se deem conta da gravidade de algo que pode acontecer até mesmo dentro do seio familiar. A ação faz com que eles fiquem com a mente mais esclarecida para saber lidar, orientar os filhos e denunciar”.

Além do circuito da avenida Litorânea, a equipe da Setur-MA visitou outros estabelecimentos comerciais. Após a breve e objetiva conversa sobre o tema, Carlos Ribeiro, proprietário de bar, chegou à seguinte conclusão: “Esta mensagem é primordial para alertar a sociedade sobre os perigos que existem. As crianças são o futuro do país. Não só os funcionários, mas os frequentadores vão ficar atentos para, se necessário, acionar os órgãos competentes”, afirmou.

Hotéis também entraram na rota da conscientização sobre os direitos do público infanto-juvenil. A assistente administrativa Elizângela Arouche garantiu que vai reforçar o procedimento padrão, sobretudo neste período de Carnaval, para assegurar que a infância seja preservada.

“Quando há uma criança para se hospedar a primeira coisa que exigimos é a documentação da criança e comparamos com a do adulto para saber qual o vínculo familiar. Em caso de não ser pai ou mãe, exigimos uma autorização registrada em cartório. Sem ela, a gente não hospeda”, frisou a assistente administrativa.

Em outro hotel da orla da capital maranhense, que está com 100% de ocupação para o período do Carnaval, a corrente do bem se multiplicou.

“Neste e em outros períodos do ano, a gente está atenta à questão das crianças acompanhadas de adultos. Recebemos e apoiamos sempre a visita dos órgãos da rede de apoio, como a Secretaria de Estado do Turismo, a fim de evitar esse tipo de crime”, pontuou Elinajara Pereira, recepcionista do hotel.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, a blitz é uma estratégia de resguardar a inocência da infância e da adolescência. “Precisamos proteger nossos meninos e meninas, porque o turismo só pode ser saudável e benéfico para todos quando os direitos são preservados. A qualquer sinal de violação, denuncie. Assediar, seduzir e explorar sexualmente crianças ou adolescentes é crime. Disque 100!”, ressaltou.

“No Carnaval, a gente intensifica as ações por ser um período em que os índices de crimes dessa natureza tendem a aumentar. O programa convoca toda a sociedade a se empenhar neste combate, provocando a intervenção do Conselho Tutelar, do Ministério Público, da delegacia especializada, dos Centros de Referência da Assistência Social e, principalmente, denunciando ao Disque 100. É um número que a gente sempre enfatiza nas visitas ou nas palestras”, aponta Wanda Bittencourt, coordenadora estadual do “Mais Infância, Mais Turismo”.

“Mais Infância, Mais Turismo”

O Programa “Mais Infância, Mais Turismo” é inspirado em um antigo programa de Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (Mtur). No Maranhão, a iniciativa foi rebatizada para que fosse possível continuar executando ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística. Ele está subdividido em três eixos de atuação: palestras de sensibilização nas escolas, campanhas de conscientização e blitz “Mais Infância”.

O Maranhão se informa aqui – Prefeitura avança na montagem do corredor da folia para o carnaval 2024 em Balsas

Com abordagens explicativas, a blitz do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, da Setur-MA, para alertar contra um crime: a exploração sexual de crianças e adolescentes.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo