DestaquesPolítica

Rede Estadual de Saúde alcança meta e reduz filas de cirurgias eletivas no Maranhão

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou o número de cirurgias eletivas realizadas no estado. Por meio do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNFR), o Maranhão já ultrapassou a marca de 24 mil cirurgias executadas. Deste total, a Saúde já realizou 97% da meta pactuada para rede estadual.

A ação beneficiou pacientes como o caxiense Lourival Ferreira, de 79 anos, morador do município de São João dos Patos há mais de 10 anos. “A visão estava sempre turva “, afirmou. Diagnosticado com catarata e apresentando dificuldades para realizar atividades do dia a dia, em dezembro do ano passado o idoso realizou a cirurgia oftalmológica do olho direito, no Hospital da Ilha, em São Luís.

Lourival Ferreira destacou que a atenção e o cuidado da equipe da rede estadual de saúde favoreceram a recuperação da visão. Após 30 dias da cirurgia, ele destacou as principais mudanças. “Eu consigo enxergar tudo, ainda que só com um olho”. E acrescentou: “É uma sensação muito boa”, contou. O próximo passo do idoso é o tratamento ocular do olho esquerdo.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou que o programa tem cumprindo um importante papel na recuperação da qualidade de vida da população. “No momento conseguimos alcançar a marca de mais de 24 mil cirurgias. Dessas cirurgias, 65% devem ser realizadas pelo Governo do Estado e 35% por meio da gestão municipal. O que é competência da gestão estadual já alcançamos mais de 97% de execução da meta do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas. Esse é um benefício para população, e agora vamos auxiliar os municípios para que a gente possa alcançar a meta em 100% no estado”, frisou.

A SES e os municípios aprovaram na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em fevereiro de 2023, a adesão ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas e a pactuação do Plano Estadual para Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, sendo 65% das cirurgias com execução pelo Estado e 35% por meio dos municípios beneficiados com programa.

O programa, implementado pela SES, já realizou cirurgias oftalmológicas, urológicas, ginecológicas, entre outras. O programa tem vigência até janeiro de 2024 e é executado em parceria com o Ministério da Saúde.

Mais de 123 mil cirurgias na rede estadual

Em 2023, unidades ambulatoriais e hospitalares da rede estadual da SES executaram mais de 123 mil cirurgias. Estão inseridos procedimentos cirúrgicos como urológicos, oftalmológicos e pediátricos, beneficiando diretamente milhares de pacientes no estado.

O Maranhão se informa aqui – Programa Minha Renda entregará equipamentos dia 27/01 em Balsas e 12 cidades da região

A SES e os municípios aprovaram adesão ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, sendo 65% execução pelo Estado e 35% por meio dos municípios beneficiados com programa. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo