DestaquesVídeos

Sebrae dá dicas para empreendedores e consumidores aproveitarem a Black Friday

Quem não gosta de comprar com desconto? E qual empreendedor perde a chance de realizar mais vendas? É por isso que muita gente está contando os dias para a Black Friday, ação de liquidação que, este ano, acontecerá no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês. Para ajudar consumidores e empresários, o Sebrae preparou orientações para os que planejam aproveitar as ações alusivas à Black Friday, com promoções que já começam a aparecer antes mesmo da data.

De acordo com a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), publicada na semana passada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), houve redução do endividamento das famílias em outubro, alcançando o menor nível desde fevereiro de 2022. Esse panorama positivo pode contribuir para o aumento das vendas neste final de ano.

Empreendedor

Prepare-se com antecedência. Não planejar as ações com a atenção que o momento merece pode transformar em um problema o que poderia ser uma grande chance de fazer negócios lucrativos. As ofertas devem ser pensadas de maneira estratégica para cada empreendimento, de modo a não gerar prejuízos, e devem começar a ser lançadas antes mesmo do grande dia.

Agregue valor à compra. Os clientes estarão em busca de descontos, mas focar apenas nos preços mais baixos do que o convencional não é a única estratégia. Mesmo reduzindo preços, nem sempre será possível cobrir os preços da concorrência, mas isso pode ser compensado por uma experiência de compra memorável, com brindes e outros diferenciais que fidelizem o cliente.

Estenda sua venda de Black Friday até a Cyber Monday, segunda-feira que sucede a última sexta-feira do mês. É comum alongar o período de ofertas especiais para o final de semana e a segunda-feira. A ideia é evitar que o estoque preparado para as ações da Black fique parado, ampliando o período em que os clientes podem aproveitar as promoções para vender mais.

Essas e outras dicas estão disponíveis em e-book gratuito produzido pelo Sebrae. O material completo está disponível para download no endereço eletrônico cloud.cliente.sebrae.com.br/blackfriday2023. Além disso, também é possível se informar através das redes sociais do Sebrae Maranhão. A instituição tem publicado, nas redes sociais, orientações voltadas aos empreendedores sobre a Black Friday desde meados de outubro.

Consumidor

Organize uma lista de compras antecipadamente. Faça uma lista com os produtos que deseja adquirir, pesquise os preços e anote-os. Busque distinguir se, de fato, as ofertas anunciadas possuem descontos expressivos. Caso não seja possível fazer isso, pode ser útil utilizar sites que investigam o histórico de preços e ferramentas de comparação de preços.

Evite comprar por impulso. “Não se entusiasmar em demasia, visto que acumular dívidas em razão do consumo em excesso não é nada interessante. O barato sem serventia costuma sair caro para o orçamento familiar”, recomenda o gerente da Unidade de Mercado do Sebrae no Maranhão, Dênio Carneiro.

O Maranhão se informa aqui – Prefeitura entrega mais escola reformada, ampliada e climatizada em Balsas

A ação, que acontece na última sexta-feira de novembro, requer planejamento de empresários e atenção dos compradores para não caírem em falsas promoções. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo