AgronegócioManchete

Vazio Sanitário do algodão vai até 30 de novembro na região de Balsas/MA

O vazio sanitário do algodão na região produtora de Balsa e sul do Maranhão, teve início em 01 de outubro e segue até o dia 30 de novembro. Durante esse período, o produtor deve manter a área livre de plantas vivas e resíduos da cultura.

O vazio sanitário do algodão é uma medida obrigatória indispensável para o controle fitossanitário do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), uma das principais pragas da cotonicultura. O objetivo desta prática é eliminar a fonte de alimento para os insetos, reduzindo consequentemente as populações desta praga na safra seguinte. 

Em entrevista ao Programa Alerta Balsa, TV Capital, o chefe da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária – AGED, Eugênio Pires, destacou que a região tem uma área de cultivo do algodão de cerca de 27.000 hectares de plantio que estão localizadas na região da Serra dos Penitentes, nos Gerais de Balsas e região da Batavo. Que a partir do dia 01 de dezembro os produtores já podem iniciar o plantio da cultura do algodão que vem se destacando nos últimos anos, com alta produtividade, aumento da área plantada e adesão de produtores de outras culturas que agora também plantam o algodão.   

Durante o período a Unidade Regional de Balsas da  AGED, atuará na fiscalização vai além das propriedades, mas também o transporte que deve ser de forma bem acondicionada, evitando derramamento de sementes nas rodovias públicas ou privadas. 

O Maranhão se informa aqui – Instalação da CBH do rio Parnaíba e eleição e posse da diretoria tem data marcada

O vazio sanitário do algodão, iniciou em 01 de outubro e vai até 30 de novembro. É uma das medidas de manejo adotadas para o controle fitossanitário de bicudo-do-algodoeiro e de outras pragas em áreas de cultivo. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo