Segue até esta terça-feira, 24, a Famtour com um grupo de operadores de agências de viagens da Espanha e Portugal, num roteiro que contempla destinos do Parque Nacional da Chapada das Mesas, incluindo os municípios maranhenses de Carolina e Riachão. O intuito da ação é permitir que os profissionais conheçam melhor os locais que serão comercializados nos países europeus de origem. Trata-se de uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência do Polo Chapada das Mesas.
Antes de chegarem ao Maranhão, os turistas estrangeiros visitaram o estado vizinho do Tocantins, com passagem pelo Jalapão e pela Comunidade Quilombola Mumbuca. No sábado (21), os participantes foram recebidos no Aeroporto de Imperatriz Prefeito Renato Moreira por representantes do Sebrae de Balsas (MA) e pelo superintendente do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner.
O Aeroporto de Imperatriz é a porta de acesso para o sudoeste maranhense, uma das mais populosas e importantes regiões do estado.
O aeroporto também é a melhor opção para quem deseja visitar a Chapada das Mesas – conhecida pelas cachoeiras, pinturas rupestres e relevo impressionante esculpido pela natureza.
“Essa é uma rota turística que contempla os principais cartões postais do sul do estado. A Famtour chegou num momento oportuno aqui, na Chapada das Mesas, uma vez que a gente vivencia a retomada do roteiro integrado com o estado de Tocantins, no caso Chapada-Jalapão. Acredito que o fruto será um reaquecimento da rota integrada e, também, a abertura do trade local a um novo mercado, o mercado internacional, a Europa, com os países de Portugal e Espanha”, avalia o superintendente do Polo Chapada das Mesas (Setur-MA), Beto Kelnner.
O superintendente completa dizendo que a Secretaria de Estado do Turismo, por meio da Superintendência da Chapada das Mesas, oferece suporte e apoio para interlocução com o trade local, para que a experiência seja a melhor possível.
“Começamos recepcionando o grupo no Aeroporto de Imperatriz, distribuindo passaportes da Chapada das Mesas que estão sendo carimbados em cada atividade para registrar a experiência. Então, é um grande momento e o início de muitos outros que virão”, afirmou.
No domingo (22), o grupo fez o percurso com a contemplação do nascer do sol no Portal de Carolina, um cartão postal, e seguiu em carros 4×4 com destino ao Eco Resort Pedra Caída. No local, fizeram um passeio pelo Santuário da Pedra Caída, Complexo da Pedra Caída e, após o almoço, pelas Cachoeiras Caverna e Capelão. Na manhã dessa segunda-feira (23), o grupo partiu em direção ao município de Riachão para conhecer as paisagens do Poço Azul e do Encanto Azul.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destaca que é estratégia da Agência diversificar os destinos turísticos dos turistas estrangeiros para que a promoção internacional contemple os principais atrativos de todas as regiões do país.
“Os parques nacionais do Jalapão e da Chapada das Mesas são deslumbrantes e possibilitam uma experiência inesquecível de conexão com a natureza; conhecer nossa biodiversidade, mas também a cultura e a gastronomia do nosso Brasil. São atrações turísticas que agradam aos estrangeiros, sustentáveis e que geram desenvolvimento socioeconômico para a população local”, avalia o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
FAMTOUR E TURISMO INTERNACIONAL
A Famtour (viagem de familiarização) iniciou na segunda-feira (16) pelo Tocantins. Por lá, os operadores estrangeiros visitaram, entre outros pontos turísticos, os Fervedouros do Jalapão.
Neste ano, pelas informações do Paniel de Dados da Embratur (https://dados.embratur.com.br/), o Brasil recebeu mais de 4,3 milhões de turistas estrangeiros, sendo 120.676 portugueses e 75.606 espanhóis. Já os levantamentos do Observatório do Turismo no Maranhão (Setur-MA) apontam que, de janeiro a setembro, cerca de 400 portugueses e espanhóis passaram pelos 13 Centros de Atendimento aos Turistas.
A Famtour tem sido determinante para diversificar rotas e aumentar frequência de voos internacionais, ligando o Brasil aos destinos com potencial para incrementar o fluxo de turistas estrangeiros no país.
CHAPADA DAS MESAS
O Parque Nacional da Chapada das Mesas é um roteiro no nordeste brasileiro que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local, ao longo de quase 160 mil hectares de cerrado, distribuídos por três municípios: Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul do Maranhão.
Criado em 2005, é considerado um dos mais novos parques nacionais do Brasil. O destino leva o visitante a ter contato com florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, que compõem um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.
O Maranhão se inform aqui – Produtores rurais de Balsas poderão regularizar cadastro ambiental; incentivos financeiros serão ofertados
O intuito da ação é permitir que os profissionais conheçam melhor os locais que serão comercializados nos países europeus de origem. #OMaranhãoSeInformAqui