DestaquesMancheteVídeos

Bombeiros do Maranhão dominam técnicas avançadas de combate a incêndio

Pela segunda vez consecutiva, o Maranhão sedia o Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal, o INC Florestal. Ao todo 75 bombeiros participaram da capacitação, que foi iniciada na segunda-feira (25) e concluída nesta sexta-feira (29). O treinamento é realizado através de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), com o Governo Federal, a partir da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

As instruções poderão ser aplicadas pelos bombeiros nas ações que estão sendo realizadas atualmente pela corporação durante o período de estiagem, em que a vegetação seca e os ventos fortes potencializam a ocorrência de focos de incêndio. Além disso, o treinamento permite o trabalho dos bombeiros em casos mais complexos tanto dentro quanto fora do estado.

“Os militares que concluem essa instrução estão mais capacitados, com técnicas modernas e seguras para operar no combate a incêndios florestais em qualquer bioma, seja cerrado, amazônico, pantanal, todos. Já tivemos inclusive militares participando de missões internacionais. O caso mais recente foi o incêndio no Canadá, em que quatro bombeiros maranhenses com essa instrução fizeram uma participação exitosa ajudando essa nação amiga”, frisou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

Ao longo da capacitação foram simuladas várias ocorrências de incêndio com as mais diversas estruturas para táticas de prevenção e de combate às chamas. Nesta sexta-feira, os participantes simularam ações em locais de difícil acesso, recorrendo à marcha a pé para levar todos os equipamentos necessários ao local de combate ao fogo; e com o apoio do Centro Tático Aéreo (CTA) foi possível operar o bambi bucket, uma espécie de balde embaixo da aeronave para o combate direto do foco de incêndio.

O comandante operacional especializado do CBMMA e coordenador do curso, coronel Silva Júnior, explicou que a capacitação é considerada curta, porém intensa exigindo muito da parte física e psicológica dos bombeiros. Os cinco dias de treinamento começaram às 5h e encerraram, em média, às 21h. O ritmo é necessário para simular as situações extremas que os profissionais são submetidos durante as operações.

“Entre as atividades que concluímos hoje está a marcha, que é um deslocamento que as equipes fazem a pé em direção ao foco do incêndio, pois muitas vezes não há o acesso para viaturas e o indivíduo precisa levar todos os seus materiais, o que inclui a mochila com o kit de alimentação, kit higiênico, kit de ferramentas e todos os instrumentos que vai utilizar no combate a incêndios, como a bomba costal, assopradores, enxada, abafadores. É uma média de 20 a 30 quilos em equipamentos”, observou.

O Maranhão tem investido constantemente na qualificação do efetivo da segurança pública com capacitações dentro e fora do estado, aprimorando técnicas e promovendo a troca de experiências positivas.

Grande parte dos incêndios em área de vegetação são causados por ação humana, por conta de queima irregular de plantações, descarte de lixo, abandono de pontas de cigarros, entre outros. Para prevenir e evitar estas ocorrências, o Corpo de Bombeiros alerta à população sobre os cuidados com o uso do fogo.

Neste ano, em toda a Grande Ilha, já foram combatidos 149 incêndios em vegetação, 62 ocorrências somente no mês de setembro.

O Maranhão se informa aqui – Produtores de algodão na região de Balsas comemoram colheita e projetam nova safra

Ao todo 75 bombeiros participaram do Curso de Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal, que iniciou segunda-feira (25) e concluiu sexta-feira (29). #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Agência de Notícias

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo