O Maranhão foi destaque no 8º Prêmio Nacional de Inovação com presença do Ecossistema Local de Inovação Balsas (ELI Balsas), que foi um dos finalistas na categoria ‘Ecossistema de Pequeno Porte’.
Em São Paulo, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae/MA, Edila Neves, estava acompanhada de membros do comitê gestor do ELI de Balsas que representaram com muito orgulho nosso Estado. O ELI Balsas foi o único representante do Norte e Nordeste na final. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo.
Na cerimônia, Ecossistema de Balsas foi representado pela diretora de Administração e Finanças, Edila Neves, acompanhando os membros do comitê gestor do ELI Balsas: o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza; o secretário de articulação política de Balsas, Adriano Tito, e o professor universitário e consultor do Sebrae, Roger Muller.
A diretora Edila Neves ressaltou a representação dessa conquista para a região de Balsas e para o estado do Maranhão. “Fomos o único representante do Norte e Nordeste nesta categoria e o Maranhão, a cidade de Balsas e o Sebrae são vencedores. A inovação é um dos pilates de fortalecimento, permanência e conquistas de novos mercados por parte dos pequenos negócios, por isso o Sebrae é um agente desse ecossistema. Parabéns a todos que fazem parte desse movimento pela inovação”, disse Édila Neves.
Trajetória de sucesso – O ELI Balsas, uma iniciativa do Sebrae baseada na metodologia da Fundação Certi, tem demonstrado como o apoio e fomento a inovação pode transformar uma região. O ecossistema concentra seus esforços em quatro eixos prioritários: Cadeia do Agro, Cadeira do Turismo, Logística e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Esses setores foram escolhidos estrategicamente para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.
Desde sua implementação, em 2021, o ELI Balsas tem desempenhado um papel crucial na introdução do tema da inovação na comunidade local. Suas ações incluem a promoção de eventos, capacitações e a criação de um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras. Em 2023, realizou o Balsas Summit, evento que reuniu nomes renomados na área de inovação de vários estados e lançou a primeira turma de pré-incubação de startups: o Cocreation Lab Balsas.
Para o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, a expectativa foi a melhor possível. “Esse reconhecimento no Prêmio Nacional de Inovação é uma prova da dedicação e paixão das pessoas por trás do ELI Balsas, que têm trabalhado incansavelmente para transformar Balsas em um polo de inovação. Independentemente do resultado final, a presença do ELI Balsas como finalista nessa premiação em dois anos de implementação é uma conquista notável que fortalece o compromisso com a inovação na região”, exaltou.
Sobre o prêmio – O Prêmio Nacional de Inovação é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae, reconhece as melhores práticas de inovação do país. Em sua oitava edição teve 3.005 inscritos de todos os estados. Nove ecossistemas de inovação (pequeno, médio e grande porte), oito pesquisadores e 39 empresas foram pré-selecionadas e entraram na reta final.
O Maranhão se informa aqui
O Prêmio Nacional de Inovação é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae, reconhece as melhores práticas de inovação do país. #OMaranhaoSeInformaAqui