MancheteVídeos

Sebrae em Balsas realiza Fórum de Professores

Com o objetivo de fomentar a reflexão sobre como tornar o aluno protagonista de sua própria formação, o Sebrae em Balsas realizou, no último dia 14 de setembro, o Fórum de Professores. O evento reuniu educadores e gestores do município, que trocaram entre si ideias e experiências, capazes de transformar a maneira como a educação é abordada em Balsas e nas regiões vizinhas.

O evento contou com a palestra “Pensar Fora da Caixa”, de Leandro Vidal, que é diretor da Bumba Escola. Vidal compartilhou insights e estratégias sobre como estimular o pensamento criativo e a resolução de problemas entre os estudantes.

O palestrante chamou a atenção para as transformações no cenário atual da rotina de sala de aula. “O foco não é mais no ensino, e sim no aprendizado. O protagonista deixa de ser o professor e passa a ser o aluno e ele se torna parte fundamental, ativa e participativa no processo do aprendizado. É muito importante que os professores pensem em formas diferentes de trabalhar os conteúdos que já são trabalhados, mas trabalhar de uma forma diferente, trabalhar de uma forma inovadora. Então é muito importante que os professores participem”, disse Leandro.

Destaque

Durante o Fórum, foi apresentado o case de sucesso do Colégio Dom Bosco Balsas que, desde 2018, implementa o ensino de educação empreendedora, com base nas metodologias do Sebrae. A escola prepara seus alunos não apenas com conhecimento acadêmico, mas também com habilidades essenciais para o mundo profissional.

O professor da disciplina de Empreendedorismo, Anderson Coruja, compartilhou com o público presente no Fórum, os desafios e resultados do trabalho com educação empreendedora. Ele destacou a importância da disciplina no currículo da escola que trabalha.

“A disciplina de empreendedorismo é uma disciplina transversal. Ela conversa com todas as outras disciplinas, pois está amarrada com o português, com a matemática, com o inglês e com as tecnologias de inovação. Logo, é muito importante que nós possamos entender como que o nosso aluno pensa, quais os problemas que ele enfrenta e quais as possíveis soluções que ele apresenta para resolver esses problemas que ele encontra na sua comunidade, no seu bairro ou dentro da própria escola”, informou Anderson.

Neste ano, a partir da adesão do município ao Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), a rede pública vai contar com a inclusão da disciplina de empreendedorismo em nove escolas, contemplando 3 mil alunos e 60 professores.  O JEPP é um programa interdisciplinar, com os eixos: projetos de vida e comportamentos empreendedores.

A professora de Matemática da rede pública municipal, Auriana de França, fala sobre a experiência de trabalhar a disciplina de empreendedorismo.  “Tivemos a introdução de uma educação financeira. Depois, de empreendedorismo. Eu vejo ânimo nos alunos, e isso é muito positivo. Recentemente, ganhamos o material para disciplina de empreendedorismo, passamos por formações, e agora tivemos mais esse momento aqui com o professor Leandro, e só temos a agradecer”, relatou Auriana.

O Fórum de Professores do Sebrae faz parte das comemorações dos dez anos do Plano Nacional de Educação Empreendedora. O evento ainda visa contribuir no avanço da educação empreendedora na região, além de inspirar mudanças positivas nas práticas educacionais locais.

O Maranhão se informa aqui – Sebrae e Governo lançam III ciclo do Cidade Empreendedora na Região Sudoeste do Maranhão

O Fórum de Professores do Sebrae faz parte das comemorações dos dez anos do Plano Nacional de Educação Empreendedora e visa contribuir no avanço da educação empreendedora. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Ascom Sebrae 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo