DestaquesVídeos

Sebrae e Governo lançam III ciclo do Cidade Empreendedora na Região Sudoeste do Maranhão

Para contribuir com o fortalecimento do ambiente de negócios em eixos estratégicos da Região Sudoeste do Estado, o Sebrae Maranhão e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, lançaram o III ciclo do Programa Cidade Empreendedora.   O evento aconteceu na sede da Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz, nesta terça-feira (19), e reuniu diretores e gerentes do Sebrae, representantes do governo do estado e gestores das prefeituras contemplados pelo programa.

O programa Cidade Empreendedora busca aprimorar a gestão pública e impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, levando em consideração as particularidades de cada localidade. Em todo o estado, o terceiro ciclo do Programa beneficia mais de 70 municípios. Na região, são 16 atendidos pelas Unidades de Negócios do Sebrae em Imperatriz, Açailândia e Grajaú.

“Com muita alegria nós, do município de João Lisboa, participamos deste ciclo do programa, que tem fomentado os pequenos negócios locais e a nossa agricultura familiar. Inclusive, destaco aqui a feira do produtor que realizamos mensalmente, fruto de parceria com o Sebrae.  Nós também fizemos a adesão a outras soluções do Sebrae, desta vez no eixo educação”, afirmou o prefeito de João Lisboa, Vilson Soares.

Os 16 municípios que fazem parte desta lista de beneficiados na região são: Campestre, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Buritirana, São João do Paraíso, Senador La Rocque, Itinga, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Amarante do Maranhão, Formosa de Serra Negra, Jenipapo dos Vieiras, Lajeado Novo e Sítio Novo.

“Aqui envolvemos três territórios, em um trabalho integrado entre gestores municipais, governo do Estado e Sebrae, sendo o foco central  os empreendedores, que geram renda, desenvolvimento social e econômico. Estamos no terceiro ciclo em parceria com governo do estado, com impacto direto na melhoria da gestão pública e do ambiente de negócios”, explicou o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.

Representando a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio, a subsecretária Karina Fonseca destacou que “essa parceria Sebrae e Governo do Estado fomenta o empreendedorismo local, possibilita a abertura e o mantimento dos negócios, contando com o suporte técnico da equipe do Sebrae. Sabemos da força das micros e pequenas empresas na nossa economia, por isso é importante fortalecê-las”, pontua.

Durante o lançamento regional, os gestores municipais tiveram a oportunidade de conhecer as estratégias e resultados alcançados pelo programa, fortalecendo a rede de apoio aos empreendedores locais.  “Juntos podemos ir muito mais longe e estamos otimistas para os novos resultados, a partir desse trabalho” disse o prefeito de Montes Altos, Domingos Pinheiro Cirqueira, conhecido por “Domingos França”.

Programa

Lançado em 2020, o Cidade Empreendedora tem se mostrado um catalisador do crescimento econômico e do empreendedorismo no estado do Maranhão. Durante o ciclo 2021/2022, mais de 31,1 mil novos negócios foram abertos, demonstrando o impacto positivo do programa na economia local.

Além de fomentar a abertura de novos negócios, o programa se destacou pela simplificação da burocracia e pela redução de prazos para a abertura de empresas, promovendo um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e estimulando o surgimento de novos empreendimentos. Isso contribuiu para a melhoria do ambiente de negócios e para a geração de empregos nos municípios participantes.

Outras soluções Sebrae 

Ainda durante o evento, os municípios de João Lisboa, Governador Edison Lobão e São João do Paraíso fizeram adesão de outras soluções do Sebrae, nos eixos de Educação Empreendedora e Agronegócio.

O Maranhão se informa aqui – Credibilidade e apoio colocam Juliana Lopes em destaque nas eleições em Tasso Fragoso

Fomentando o Empreendedorismo, na região foram 16 cidades contempladas e em todo estado, este número ultrapassa 70, com intuito do fortalecimento do desenvolvimento econômico local. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Ascom Sebrae

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo