A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) derrubou o veto do Governo do Estado ao projeto de Lei 205/2021 que, impede o uso da linguagem neutra ou qualquer outra que descaracterize o uso da norma culta na grande curricular dos estudantes de escolas públicas ou privadas do Maranhão.
Durante a sessão, 24 deputados estaduais votaram pela suspensão do veto. Outros 11 deputados votaram a favor da permanência da medida. Com isso, o projeto de Lei entrará em vigor no Maranhão. O projeto já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa. Entretanto, foi vetado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), em janeiro deste ano, em um “mega pacote” de projetos de Lei que não garantiam os direitos da população LGBTQIA+ no estado.
Durante a sessão, 24 deputados estaduais votaram pela suspensão do veto. Outros 11 deputados votaram a favor da permanência da medida. Com isso, o projeto de Lei entrará em vigor no Maranhão.
O projeto já havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa. Entretanto, foi vetado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), em janeiro deste ano, em um “mega pacote” de projetos de Lei que não garantiam os direitos da população LGBTQIA+ no estado.
Mas o que é o gênero neutro?
É a substituição dos artigos feminino e masculino por um “x”, “e” ou até pela “@” em alguns casos. Assim, “amigo” ou “amiga” viram “amigue” ou “amigx”. As palavras “todos” ou “todas” são trocadas, da mesma forma, por “todes”, “todxs” ou “tod@s”. A mudança, como é popular principalmente na internet, ainda não tem um modelo definido.
O Maranhão se informa aqui – Justiça do Maranhão autoriza saída temporária do Dia dos Pais de 884 apenados
Durante a sessão, 24 deputados estaduais votaram pela suspensão do veto. Outros 11 deputados votaram a favor da permanência da medida. Com isso, o projeto de Lei entrará em vigor no Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: G1/MA