ColunasDestaques

SAAE atua para resolver problemas de abastecimento de água em bairros de Balsas

O SAAE tem tomado uma série de medidas para resolver os problemas de abastecimento de água em vários bairros da cidade de Balsas/MA. Um dos casos mais complexos tem como protagonista o poço artesiano, localizado no bairro Jardim Iracema que abasteça a região composta pelos bairros Jardim Iracema 1 e 2, São Félix e parte do bairro São Luiz.

Desde o início do verão que os problemas aumentaram com muita reclamação por parte dos moradores com a falta constante de água nas torneiras, onde houve período de até uma semana sem água nas torneiras.

Algumas medidas já foram tomadas pelo SAAE, como a troca da bomba, revisão da rede de distribuição, medidas que não eliminaram os problemas de abastecimento de água.

Lucas Daniel, diretor do SAAE, disse que os poços artesianos em alguns bairros de Balsas sofrem com a rede elétrica que não suporta a potência e o consumo da bomba do poço, afetando a distribuição de água. “Estamos aguardando um relatório da Equatorial/MA, de medição do nível de tensão do Poço, para saber se de fato a bomba está desligando durante o período noturno, horário de maior pico de consumo nas residências, quando as pessoas estão em casa, ligam o ar condicionado e com esse aumento de consumo afeta a energia que chega a bomba de água do poço fazendo disparar e deligando”.

Ainda de acordo com Lucas Daniel, no caso do Jardim Iracema, ainda tem as redes de abastecimento de água que não são compatíveis com as demandas do bairro, já que os responsáveis pelo loteamento instalaram redes inferiores a que realmente suportaria atender a população que reside no local.

Outra medida tomada foi para sanar a queda de tubulação ocorrida recentemente, mas as zonas distantes do poço e as regiões mais altas dos bairros demora mais a chegar água, que só depois que as torneiras nas partes mais baixas são fechadas é que á agua vai para as partes mais alta.

Alguns investimentos estão sendo feitos pelo SAAE para solucionar os problemas de abastecimento de água nesse período de verão como a compra de equipamento e licitações para perfuração de novos Poços Artesianos.

Em 2023 o sistema do SAAE teve um aumento de vazão de água de 33%, com relação a 2022, aumentando a oferta da água, mas ainda assim não está atendendo toda a demanda dos bairros com a mesma velocidade porque depende da infraestrutura da rede de distribuição que em muitos casos não é adequada.

Outro problema citado por Lucas Daniel, é a questão dos loteamentos que não cumpriram a sua responsabilidade de fazer a infraestrutura do bairro, como colocar uma rede de distribuição de água compatível com a demanda que é uma obrigação legal e o resultado é essas áreas tem problemas de abastecimento de água.

Recentemente o SAAE adquiriu alguns conjuntos novos de motos bombas Boosters que consegue redirecionar a água de outros bairros e vem trabalhando para solucionar a falta de água na região alta do bairro CDI com a instalação desses equipamentos.

 O Maranhão se informa aqui – Câmara de Balsas derruba veto do executivo à PL das emendas parlamentares impositivas

Compra de equipamentos e licitações para perfuração de novos Poços Artesianos são investimentos feitos para melhorar o abastecimento de água nesse período de verão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo