A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta quarta-feira (28), na Policlínica Diamante, ações educativas em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado segunda-feira (26). Como parte da programação, rodas de conversa com endocrinologistas, aferição de pressão e teste de glicemia, além do alerta as pessoas quanto a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença.
Diabetes é uma doença crônica extremamente comum. Atualmente, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, são mais de 500 milhões de pessoas no mundo e mais de 13 milhões no Brasil que vivem com diabetes e a perspectiva é de aumento. A doença é associada tanto a falta da produção da insulina, como a dificuldade do corpo em usá-la corretamente, o que gera uma alteração nos níveis de açúcar do sangue.
A Policlínica Diamante, que integra da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), é referência para tratamento de pacientes de alto risco da doença.
“Diabetes tem causa genética e também ambiental, associada ao estilo de vida, aos hábitos alimentares e ao sedentarismo. Para prevenir é fundamental ter hábitos de vida saudáveis, praticar atividade física, pelo menos exercícios moderados três vezes por semana, e ter uma alimentação equilibrada, sem muitos açúcares, alimentos processados e ricos em gordura”, explica a médica endocrinologista, Állin Sarmento.
Na Policlínica Diamante há o Espaço do Diabético, um serviço completo para os pacientes que têm essa comorbidade e com o controle mais difícil. Nele é ofertada toda programação multidisciplinar de acompanhamento. Além das consultas com médico especialista, os pacientes contam com nutricionistas, psicólogos, exames laboratoriais e todos os exames complementares necessários. Cerca de 700 pacientes são atendidos todos os meses.
Também é disponibilizado no Espaço do Diabético um componente farmacêutico especializado com dispensação de insulina. Por mês são disponibilizadas em torno de 1.800 insulinas. No local também é dada toda orientação em relação ao uso e descarte correto dos frascos e canetas vazias.
“O mais importante é o paciente se sentir acolhido. Aqui ele sai com as consultas e exames marcados e é incluído no programa para receber todo o acompanhamento multidisciplinar”, ressaltou Danielle Ramada, diretora administrativa da Policlínica Diamante.
Com diabetes tipo 1 há 20 anos, a empresária Francisca Sudário, há um ano vai todos os meses até a farmácia do diabético receber suas insulinas. “Esse é um benefício que nós diabéticos temos para receber esse insumo que utilizamos diariamente. É uma grande ajuda, tanto para a saúde quanto para o bolso”, disse.
Os pacientes que fazem parte do programa do Espaço do Diabético têm acesso a consultas especializadas com angiologista geral adulto, cardiologista, clínico geral, endocrinologista, gastroenterologista, nefrologista, neurologista, oftalmologista e reumatologista. No local também são realizados exames complementares, como doppler, ecodopplercardiograma, holter 24 horas, mapa, teste ergométrico e ultrassonografia.
Para ter acesso ao serviço, o paciente com diabetes precisa se dirigir até a Policlínica Diamante, com RG, cartão do SUS, comprovante de residência, além de exames que atestem a comorbidade e o qualifique a entrar no programa.
O agendamento do serviço de diabetes funciona presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h. Sábado das 8h às 18h e domingo das 8h às 12h. Já o agendamento pelo telefone (98) 3198-2200 é de segunda à sexta-feira das 13h15 às 17h.
O Maranhão se informa aqui – Procon lança em Balsas Campanha Divida Zero de renegociação de dívidas atrasadas
Pacientes que participam do Espaço do Diabético têm acesso a consultas especializadas com angiologista geral adulto, cardiologista, clínico, endocrinologista, gastroenterologista, nefrologista, neurologista, oftalmologista e reumatologista. #OMaranhaoSeInformaAqui