A Segurança do Maranhão ganhou um reforço contra a criminalidade no estado. O governador Carlos Brandão (PSB) recebeu do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, um equipamento cujo valor de mercado é da ordem de R$ 5 milhões, que vai permitir a implementação do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) no Maranhão; três viaturas que serão destinadas à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP); além da entrega da reforma estrutural do Instituto de Criminalística (Icrim).
“Esse novo equipamento vai aprimorar qualitativamente as investigações criminais e, com isso, fortalecer e melhorar a Segurança Pública. A gente precisa da polícia investigativa bem preparada, assim como a polícia ostensiva bem capacitada, bem como um conjunto de ações que dinamize toda esta estrutura para fazermos um bom trabalho. Os dados da segurança no Maranhão são bons, mas precisam melhorar cada vez mais. Minhas palavras são de gratidão ao ministro Flávio Dino e em especial ao presidente Lula, que tem dado atenção especial às necessidades da população”, declarou o governador Carlos Brandão.
As ações realizadas com o apoio do Governo Federal fortalecem o Sistema de Segurança Pública e possibilitam maior assertividade das perícias e outras atividades desempenhadas pelo Icrim, além da troca de dados com outros 16 estados brasileiros, a partir do Sinab, sobre a investigação de armas e munições em crimes dentro e fora do estado.
O ministro Flávio Dino detalhou o funcionamento do sistema e a importância da parceria com os estados.
“Isso vai significar mais qualidade nas investigações porque essa rede nacional permite que haja um exame adequado em cada crime, sobretudo dos crimes violentos letais, especialmente sobre a origem dos projéteis. Com isso, o trabalho dos peritos do Maranhão será ainda mais eficiente para identificar a autoria de crimes como homicídios. Estamos mostrando mais uma vez que o presidente Lula tem uma atenção especial ao Maranhão”, afirmou.
O Maranhão se informa aqui – Após trote do falso sequestro, comerciante de 49 anos tem mal súbito e morre
O equipamento vai permitir a implementação do Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) no Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui
Fonte: O Imparcial