ColunasDestaques

Cientista da UEMASUL com pesquisa sobre o Tucum Mirim ganha bolsa de estudos em Israel

O pesquisador Gustavo Botega Serra, participante do Programa Cientista Aprendiz, vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz, foi o segundo brasileiro a ganhar, simultaneamente, o Prêmio Weizmann (bolsa de estudos em Israel) e credencial para Regeneron ISEF, a maior feira de ciências do mundo que, este ano, acontecerá em Dallas, estado do Texas, nos EUA.

O projeto de pesquisa do estudante é denominado “Potencial larvicida, inseticida e repelente dos princípios ativos do Tucum Mirim (astrocaryum acaule) no controle de artrópodes transmissores de arboviroses”. Utiliza um fruto regional, com abundância na Amazônia brasileira, para a criação de repelentes de baixo custo. Foi orientado pelo pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil e coordenador do projeto, professor Zilmar Timóteo.

O professor Zilmar Timóteo ressaltou a importância de oportunizar a jovens pesquisadores, das redes pública e privada, laboratórios e orientações adequadas: “O Programa Cientista Aprendiz possibilita que as pesquisas deste e de outros projetos sejam realizadas em laboratórios da universidade, com acompanhamento e orientação de professores mestres e doutores, assim como monitoria de acadêmicos da própria instituição, aproximando os jovens do ensino superior e da pesquisa científica”.

A premiação veio da participação do pesquisador na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida, anualmente, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras.

Gustavo Botega Serra concluiu o Ensino Médio em 2022 e deseja continuar no caminho da ciência. “A pesquisa nos possibilita um mundo de oportunidades. A certeza que tenho é de que quero continuar fazendo ciência e levar esses resultados para a comunidade. Outros elementos da minha matéria-prima ainda podem ser estudados e desenvolvidos e essa é a minha prioridade, agora”, explicou.

O estudante incentiva os jovens que têm vontade de entrar no mundo da pesquisa. “Às crianças e adolescentes que desejam fazer pesquisa científica, saibam que vale a pena. Estamos em um país que não valoriza tanto a pesquisa, mas todo o esforço, tempo e estudo valem a pena no final”.

Programa Cientista Aprendiz

O Cientista Aprendiz é um programa de pré-iniciação científica para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. O programa faz parte das atividades de extensão da UEMASUL e nasceu do interesse dos alunos pelas atividades de laboratório e pelas diferentes áreas da pesquisa científica.

O programa é focado em aprimorar as habilidades científicas dos participantes e em propiciar a vivência real dentro da área de pesquisa e desenvolvimento. Proporciona uma oportunidade para que os jovens desenvolvam projetos de investigação, com o uso de metodologia científica. Está sendo desenvolvido, desde 2017, nos laboratórios de ensino e de saúde do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), no qual já participaram mais de 100 alunos.

O Maranhão se informa aqui – Coronel Medeiros pede implantação de UTI municipal e Centro Oncológico em Balsas

O projeto de pesquisa do estudante é denominado “Potencial larvicida, inseticida e repelente dos princípios ativos do Tucum Mirim, no controle de artrópodes transmissores de arboviroses”. Utiliza um fruto regional, com abundância na região, para a criação de repelentes de baixo custo. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo