O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, deve visitar o Maranhão em agenda oficial nesta terça-feira (21) para acompanhar de perto os estragos causados pelas intensas chuvas quem tem atingido todo o Estado.
Waldes Góes vem a pedido do governador Carlos Brandão, com quem conversou por telefone, e mostrou todo interesse em sobrevoar as áreas alagadas para que o governo federal possa ajudar na assistência às famílias desabrigadas.
Ao todo, 33 municípios maranhenses decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas.
Em fevereiro deste ano, o ministro Waldez Góes esteve reunido com o governador do Maranhão, Carlos Brandão em Brasília, onde debataram sobre o apoio do Governo Federal aos municípios do estado atingidos por chuvas intensas.
Confira a relação dos municípios maranhenses em Situação de Emergência:
- Jenipapo dos Vieiras
- São Luís
- São José de Ribamar
- Paço do Lumiar
- Raposa
- São Benedito do Rio Preto
- Viana
- Joselandia
- Itaipava do Grajaú
- Conceição do Lago Açu
- Barra do Corda
- São Luís Gonzaga
- Arame
- Afonso Cunha
- Alto Alegre
- Barreirinhas
- Buriti
- Coroatá
- Esperantinópolis
- Governador Nunes Freire
- Graça Aranha
- Grajaú
- Lago da Pedra
- Pedreiras
- Pinheiros
- Poção de Pedra
- Santa Inês
- Santa Luzia
- Santo Antônio dos Lopes
- São João do Caru
- Trizidela
- Tuntum
- Zé Doca
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar – CBMMA, na segunda-feira (20), haviam 399 famílias classificadas como desabrigadas e outras 339 desalojadas. Em Santa Luzia do Tide, uma ocorrência de deslizamento de terra deixou duas vítimas fatais. Bombeiros e o Centro Tático Aéreo (CTA) participaram de uma operação para prestar os atendimentos à população. Já em Açailândia, um veículo foi arrastado pela enxurrada e três pessoas morreram.
Nos municípios de Barra do Corda e Santo Antônio dos Lopes foram registrados rompimentos em pontos de açude, que provocaram alagamentos em algumas regiões. Outras cidades que também contabilizaram danos e prejuízos causados pelas chuvas são monitoradas pela Defesa Civil Estadual.
O Maranhão se informa aqui – Bombeiros encontram corpo de vítima de afogamento no Rio Neves em São Raimundo das Mangabeiras
Ao todo, 33 municípios maranhenses decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 700 familias estão desabrigadas e/ou desalojadas e 5 pessoas morreram. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da Central de Noticias e O Imparcial