Operação da Aged autua e apreende raticidas ilegais em estabelecimentos sem registro
Apreensão aconteceu no município de São Raimundo das Mangabeiras.
Ação objetiva combater venda ilícita de agrotóxicos em estabelecimentos sem registro no sul do Estado.
Nesta quarta-feira, 11 de janeiro, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) com o apoio do 46º Batalhão de Polícia Militar, deflagrou uma operação de fiscalização e combate a venda ilícita de agrotóxicos em estabelecimentos sem registro na Aged, estabelecidos no município de São Raimundo das Mangabeiras, após diversas denúncias feitas pela população daquela cidade.
Durante a operação, foram apreendidos 20 frascos de raticidas ilegais (chumbinho), além de 28 litros de agrotóxicos sem nota fiscal em estabelecimentos sem registro como comerciante de agrotóxicos e afins.
Revendas agropecuárias foram autuadas por comercializar agrotóxicos sem o estabelecimento comercial possuir registro junto a Aged, por expor agrotóxicos ao lado de produtos alimentícios, por falta de identificação da área de armazenamento e por criar entraves a fiscalização no momento da operação. Multas que somadas podem chegar a 25.770,08.
A ação contou com o apoio do 46º BPM, sob o comando do Tenente Coronel Gilberto Brito Coelho e que teve como objetivo combater a venda ilícita de agrotóxicos em estabelecimentos sem registro como comerciante de agrotóxicos e afins.
Segundo a Aged, os raticidas ilegais apreendidos foram recolhidos e serão encaminhados para posterior incineração.
“As empresas para comercializarem agrotóxicos no Estado do Maranhão precisam realizar um registro junto a Aged como comerciante de agrotóxicos e afins. Esses raticidas ilegais apreendidos na loja agropecuária do município de São Raimundo das Mangabeiras, além de estarem em estabelecimento sem registro, podem causar consequências sérias para a saúde humana, animal e para o meio ambiente, pois não são liberados pelo Ministério da Saúde para comercialização, são produzidos de forma irregular e não possuem um antídoto especifico para acabar com sua atuação em caso de contaminação”, explica Eugênio Pires, Chefe da Unidade Regional de Balsas.
O Maranhão se informa aqui – Crimes contra a vida caem pela metade em 2022 na regional de Balsas, diz Polícia Civil
Apreensão aconteceu no município de São Raimundo das Mangabeiras. Ação objetiva combater venda ilícita de agrotóxicos em estabelecimentos sem registro no sul do Estado. #OMaranhaoSeInformaAqui