AgronegócioColunasDestaquesManchete

Coturnicultura se destaca no fornecimento de carne saborosa e ovos no mercado balsense

A atividade de criação de codornas, a chamada coturnicultura, vem ganhando cada vez mais espaço no mercado balsense, com destaque para a Codornil Balsas. A empresa teve início como um hobie dos proprietários Hermes Honorato e Aliny Miranda, que atuam no setor da contabilidade consultiva.

“Esse projeto começou no ano de 2017 e contávamos com 300 aves, mas, devido a alguns problemas, tivemos que parar. Retomamos as atividades somente em maio de 2021.  Desde então, a granja conta com um plano de negócios estruturado, com a visão de difundir a distribuição de ovos e codornas vivas e abatidas com um tíquete médio de vendas de 5 mil ovos e reprodução de 400 pintinhos por mês, em Balsas e região”, disse o criador Hermes Honorato.

A Codornil Balsas planeja dobrar esse tíquete médio até 2024. Para isso, conta com diversos parceiros. O Bar O Repertório e o Bar da Juca servem os ovos e este último está incluindo no cardápio a carne de codorna. Além disso, a Casa do Criador também uma parceria que compra aves de 21 dias. “Nosso objetivo é fornecer ovos e codornas abatidas para bares, restaurantes, pizzarias; enquanto as aves vivas são direcionadas para os pequenos produtores – da agricultura familiar – e casas de agropecuárias para revendas. A dificuldades que enfrentamos na venda das codornas é que maioria da população não sabe o quanto sua carne é saborosa; além disso, contamos com a distribuição diária de nossos ovos (ovos novos). Nossos cuidados com os animais são fatores determinante para essa qualidade na produção: seguimos todas vacinações por fases e fornecemos alimentação balanceada”, finalizou Honorato.

A coturnicultura é uma opção interessante e de baixo custo, principalmente no âmbito da agricultura familiar. A carne e os ovos de codorna, em conserva ou não, caíram no gosto dos frequentadores de restaurantes, de modo que setor alimentício impulsionou este mercado de forma considerável nos últimos anos, em todo o Brasil.

O Maranhão se informa aqui – Auxílio Brasil: estudantes podem receber adicional de R$ 100 por mês; veja como

A granja conta com um plano de negócios estruturado, com a visão de difundir a distribuição de ovos e codornas vivas e abatidas para restaurantes e bares em Balsas e região. Além de ovos, fornece carne e pintinhos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo