O auxílio Brasil é um programa que integra várias políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. As famílias que preenchem os requisitos do programa residentes no país podem contar com a garantia de que o valor mínimo é de R$ 400 por mês. Embora haja um pagamento mínimo, não há teto, e em alguns municípios o valor médio do benefício ultrapassa R$ 500,00
Em entrevista ao Jornal da Capital – TV Capital – Canal 8 de Balsas/MA, Angélica Souza, coordenadora do cadastro único no município esclareceu vários pontos que deixam muita gente em dúvida. “É um programa de transferência de renda direta e indireta com o objetivo de ajudar as famílias em estado de vulnerabilidade famílias em estado de extrema pobreza ou pobreza. É preciso estar no cadastro único e manter o cadastro atualizado”, disse.
O auxílio é coordenado pelo Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os benefícios do programa e o envio de recursos para pagamentos. As famílias devem procurar os Centros de Referências e Assistência Social – CRAS, ou departamento de transferência de renda do seu município e atualizar o seu cadastro diante de toda mudança que acontecer na vida da família do beneficiário.
A coordenadora explicou que uma grande dúvida dos beneficiários é sobre a regularização trabalhista. “O beneficiário pode ter carteira de trabalho assinada? A resposta é [Sim], ter carteira assinada, não leva a perder o benefício. É preciso apenas estar dentro dos critérios estabelecidos pelo programa. A renda percapta deve estar igual ou inferior ao valor estipulado e a família continua a receber o auxílio Brasil. Se acontecer novas mudanças, também deverão também ser atualizados. Quando o beneficiário perde o emprego ele pode voltar a receber o auxílio Brasil? Pode sim, basta atualizar o cadastro. Ninguém precisa ficar com medo de perder o benefício. Basta fazer atualização cadastral informando a perda do emprego poderá voltar a receber o auxílio Brasil e com prioridade.
O Maranhão se informa aqui – Mais de 40 maranhenses participam da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar
Quem recebe o Auxílio Brasil pode assinar a carteira de trabalho sem perder o auxílio? Quando a pessoa fica desempregada pode voltar a receber o auxílio com prioridade? Veja as respostas da coordenadora e estas e outras perguntas. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA