DestaquesManchetePolítica

Mais de 40 maranhenses participam da I Feira Nordestina de Agricultura Familiar

O Maranhão estará presente na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que começa nesta quarta-feira (15), em Natal (RN), e prossegue até domingo (19). É uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.

Na segunda-feira (13), o Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (Sistema SAF), realizou o lançamento da Fenafes na sede da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

O Sistema SAF é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma/MA).

A Fenafes é um espaço para a venda da produção da agricultura familiar dos nove estados do Nordeste e de intercâmbio das experiências sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar. Durante o evento, serão promovidas palestras, oficinas e cursos.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Diego Rolim, a participação do Maranhão na feira representa a força da agricultura familiar. “É uma determinação do governador Carlos Brandão em colocar em evidência e mostrar a potencialidade da agricultura familiar do nosso estado. Vai oportunizar um diálogo entre nossos irmãos nordestinos para transformar a agricultura familiar de toda a região”, destacou.

O governador Carlos Brandão afirmou que a Fenafes “será uma grande oportunidade de comercializar os produtos da agricultura maranhense e, também, debater, com os pequenos produtores dos outros estados, novas perspectivas para uma produção saudável e sustentável no Nordeste”.

O Maranhão será representado por 42 agricultores distribuídos em 17 empreendimentos da agricultura familiar localizados em 17 municípios: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Rosário, Barreirinhas, Brejo, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Junco do Maranhão, Lago do Junco, Capinzal do Norte, Alcântara, Zé Doca, Urbano Santos, Alto Alegre do Pindaré, Esperantinópolis e Turilândia.

O agricultor José Filho, do município de Lago do Junco, irá levar óleo refinado de babaçu, azeite e sabonetes produzidos pela Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (COPPALJ). A cooperativa foi um dos empreendimentos da cadeia do babaçu, que recebeu investimentos do Sistema SAF para a usina de refino de óleo.

“Vamos representar nossa cooperativa e vamos levar óleo orgânico e mostrar que nossa produção, graças a parceria com o Governo do Estado, tem qualidade. A Feira vai fortalecer o extrativismo do babaçu e sensibilizar sobre a importância de se preservar a biodiversidade para que o babaçu continue gerando trabalho e renda para milhares de famílias que dependem dessa cadeia”, afirmou José Filho.

Cada grupo levará um pouco daquilo que produz, como as delícias do babaçu, artesanato em cerâmica, em madeira, de buriti, indígena, mel, cachaça, tiquira e produtos da agricultura, como farinha, arroz, feijão e tantos outros.

O indígena Quintino Ka’apor, da Aldeia Turizinho, localizada no município de Zé Doca, irá representar mais dois povos, os Awa Guajá e Guajajara. Para ele, a Fenafes dará visibilidade ao artesanato indígena do Maranhão.

“Estamos levando pulseiras, colares, cestos e outros produtos para Natal. Agradecemos muito o convite para estarmos mostrando um pouco da cultura dos povos indígenas do Maranhão”, afirmou Quintino Ka’apor.

O Maranhão se informa aqui – SEBRAE apresenta Ecossistema de Inovação de Balsas como case no ELI Summit 2022

A feira começa nesta quarta-feira (15), e prossegue até domingo (19). 17 munícipios do Maranhão serão representados na feira que é uma iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Agência de Notícias

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo