ColunasDestaquesManchete

Regional de Saúde atua para construir rede de preservação de vacinas no sul do Maranhão

O encontro realizado na Unidade Regional de Saúde em Balsas, com objetivo de construir um plano de contingência na rede de frios das secretarias municipais de saúde, no sul do Maranhão e implantação do Procedimento Operacional Padrão (POP)

O Plano de contingência Refere-se aos procedimentos que devem ser adotados quando o equipamento de refrigeração deixar de funcionar por quaisquer motivos, principalmente por suspensão do fornecimento de energia. Ajustar os equipamentos de conservação para a temperatura de 5°C.

O alinhamento trata também da avaliação da campanha de vacinação contra gripe e sarampo, que ainda precisam ser melhorados na região, além de orientações internas como cuidados que é preciso ter com as vacinas nas secretarias de impostos de Saúde da Região. Além de buscar facilitar o acesso à população para todas as pessoas imunobiológicas. De acordo com as autoridades de saúde da região, o encontro também serviu para avaliar as coberturas vacinais nas campanhas da covid-19, influenza e sarampo.

Em Balsas a cobertura vacinal contra a gripe vem diminuindo desde 2021. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde houve uma retração na procura de vacinas tanto de campanha quanto de rotina, terminando o ano de 2021 sem atingir as metas e em 2022, o panorama é de menos de 50% do grupo alvo vacinado contra influenza e sarampo.

O Maranhão se informa aqui – Contaminação com vírus “varíola do macaco” preocupa saúde do Maranhão

A oficina foi realizada na unidade Regional de Saúde de Balsas e contou com a presença de representantes da saúde dos 13 municípios da região sul do Maranhão. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações da TV Capital – canal 8 – Balsas/MA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo