A Câmara Municipal de Vereadores, diplomou e deu posse aos vereadores mirins eleitos para compor a primeira legislatura na cidade de Balsas/MA, em sessão realizada nesta segunda-feira, 06 de dezembro.
O processo eleitoral, iniciou com uma eleição interna nas escolas participantes do Projeto Câmara Mirim, que escolheram dois representantes e no segundo momento a eleição externa através do Instagram @cmbalsas, aberta para a comunidade que teve 2.860 pessoas que votaram na escolha dos vereadores mirins.
O destaque foi para a bancada feminina que elegeu 8 vereadoras mirins, contra 9 homens. O mandato será de 6 meses de duração. O cronograma do projeto marca para quarta-feira (15) a primeira sessão da Câmara Mirim em Balsas.
O presidente da Câmara, vereador Moisés Coelho, destacou que a Mesa Diretora dará todo o suporte para o parlamento Mirim e que as indicações serão assinadas pelos vereadores e destinadas ao prefeito municipal de Balsas. “O Projeto Câmara Mirim é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas privadas, sem dúvida nenhuma, visa o desenvolvimento da consciência política e participativa, sensibilizando jovens estudantes a participarem das discussões sociais, apostando na educação cidadã”, disse.
No discurso de posse, Saiury Lima Martins – Escola Educar, que por ter recebido a maior votação presidirá os trabalhos, disse que acredita na importância de estar na Câmara e que a sociedade pode mudar sim com a política, especialmente com a voz ativa dos adolescentes.
Levy Lopes, da Escola Municipal João Botelho Filho, agradeceu pela oportunidade exercitar a cidade que acredita que a experiência ajudará os jovens a participar da vida política, na construção de um país melhor, pois uma vez que o jovem participe da política sua visão nunca mais será a mesma; será transformada melhorando assim toda a sociedade, tendo sempre o lema: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”
Maria Luíza, da Escola Municipal Moisés Coelho Silva, reivindicou a reforma da escola e que se encontra bem desgastada.
O secretário Municipal de Educação, Celso Henrique Borgneth, parabenizou a câmara pelo projeto que traz o desenvolvimento da cidadania e da democracia. “Aproveitem vereadores mirins para aprender sobre os poderes executivos e legislativos para estudar e conhecer o que é ser representante do povo, a representação na democracia é muito importante, pois não é a sua vontade que prevalece, mas a vontade de quem lhe elegeu. A democracia é a melhor forma de governo no mundo, então aprendam sobre isso e levem a frente a oportunidade que estão recebendo. Este é um dos projetos pioneiros em Câmaras de vereadores do Maranhão e muita coisa boa, vem pela frente”.
Relação de vereadores mirins eleitos
O Maranhão se informa aqui – Câmara mobiliza estudantes com escolhas dos candidatos a Vereador Mirim em Balsas
O destaque foi para a bancada feminina com 8 vereadoras mirins eleitas. O mandato será de 6 meses de duração e na próxima quarta-feira (15) acontecerá a primeira sessão da Câmara Mirim em Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui