Contra fake News da urina preta, autoridades do governo degustam peixes em fazenda de Balsas
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, liderou uma comitiva de autoridades do estado e do município de Balsas em visita a uma importante fazenda de criação de peixes da região. Também participaram do evento representantes da cadeia produtiva do pescado na região.
Carlos Brandão aproveitou a oportunidade para esclarecer sobre uma Fake News que havia registros sobre a Síndrome de Haff (conhecida como doença da urina preta) e geraram uma série de boatos, o que foi prontamente negado pelas autoridades sanitárias. As ações de análise e monitoramento do Governo do Estado têm sido antecipadas em prol da segurança alimentar da população e da cadeia produtiva do pescado.
O estado não apresenta qualquer risco da doença que tem alarmado consumidores e prejudicado produtores. Na oportunidade, houve degustação de peixe assado para comprovar que os peixes comercializados são saudáveis e saborosos.
“Estamos aqui para prestigiar e valorizar os produtores rurais, fazer uma degustação e dizer que o peixe do Maranhão não tem essa doença, e isso só atrapalha os produtores, que fazem financiamento, precisam comprar ração e pagar funcionário, e essa queda da venda [provocada pelo boato da doença no estado] prejudica os produtores que se dedicam ao seu trabalho”, comentou Brandão.
O presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão, Júlio Mendonça também esclareceu o episódio.
“Quero esclarecer que, neste momento, não existe nenhum caso registrado no estado do Maranhão e muito menos algum caso que esteja vinculado ao consumo de pescados criados em cativeiro. É necessário termos a responsabilidade sobre a disseminação de notícias. Precisamos combater as notícias falsas, pois elas prejudicam tanto a população consumidora quanto as pessoas que vivem da cadeia produtiva”, garantiu Mendonça.
Matéria produzida e exibida pela TV Capital – Canal 8 – Balsas/MA
O estado não apresenta qualquer risco da doença que tem alarmado consumidores e prejudicado produtores. Na oportunidade, houve degustação de peixes comprovando que os peixes comercializados são saudáveis e saborosos. #OMaranhaoSeInformaAqui