Em breve, os moradores de São Felix de Balsas, no sul do Maranhão, terão mais uma opção para se deslocar para outros municípios. Atualmente, só é possível chegar ou sair da cidade atravessando o Rio Balsas por embarcação. Situação que está com os dias contados, graças a construção da ponte sobre o Rio Balsas, que segue avançando.
Os serviços são executados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), e para o titular da pasta, Clayton Noleto, a obra tem impacto direto no orçamento dos trabalhadores e quantidade de tempo livre, pois depois da obra concluída, eles não precisarão pagar bilhete de travessia e o deslocamento se dará de forma mais rápida.
“Esse dinheiro gasto com a travessia poderá ser investido em outras coisas no orçamento familiar, o que pode trazer, por exemplo, melhoria na alimentação. O tempo livre decorrente da travessia mais rápida é sinônimo de mais integração com a família. Isso não é só investimento em concreto e ferragem, é investimento em qualidade de vida”, acrescentou o secretário.
Estão em execução os trabalhos de confecção das longarinas metálicas e armação e concretagem de pilares. Além disso, está em andamento adequações para o funcionamento, como o corte para locação das novas torres para amarração dos cabos e execução dos desvios para a realocação.
A ponte tem 195 metros de extensão,10 metros de largura e conta com um investimento de R$ 20 milhões e, fora a questão da mobilidade, tem impacto no escoamento da produção da agricultura familiar, que poderá ser feita com mais rapidez e segurança e no acesso a bens e serviços, já que integra por terra cidades como Balsas, que é um polo regional, e também a Sambaíba, Loreto e Benedito Leite.
O Maranhão se informa aqui – Detran-MA lança edital para credenciamento de auto escolas, clinicas e despachantes
A ponte tem 195 metros de extensão,10 metros de largura e conta com um investimento de R$ 20 milhões e, fora a questão da mobilidade, tem impacto no escoamento da produção da agricultura familiar. #OMaranhaoSeInformaAqui