AgronegócioDestaques

Vazio Sanitário da Soja inicia dia 1º de agosto no sul do Estado do Maranhão

Os produtores de soja dos municípios que integram a regional de Balsas, a partir de 1º de agosto devem estar atentos, pois começa o período do Vazio Sanitário da Soja, de acordo com a Portaria nº 352/2019, que estabelece ações de caráter técnico-administrativo e medidas fitossanitárias obrigatórias visando à prevenção e ao controle da Ferrugem Asiática no Estado do Maranhão. O Vazio Sanitário terminará em 30 de setembro de cada ano calendário e a semeadura da próxima safra estará liberada a partir de 1º de outubro.

Para Eugênio Pires, gestor regional da AGED de Balsas, considerando a importância da cultura da soja na economia maranhense, é importante o produtor estar atento às determinações da AGED para evitar uma pressão maior da ferrugem asiática na safra, já que o Vazio Sanitário da Soja visa eliminar a chamada “ponte verde”, responsável pela proliferação do fungo que causa a ferrugem no período de entressafra.

Os produtores devem ficar atentos quanta a obrigatoriedade da destruição das plantas de soja voluntária (sequeiro) por meio de controle químico ou mecânico, até o início do período estabelecido para o Vazio Sanitário da Soja no Estado do Maranhão. Para aqueles produtores que possuem quaisquer sistemas de irrigação fica o alerta sobre as solicitações das autorizações e dos comunicados, que devem ser feitas à AGED até 30 dias antes do início do Vazio Sanitário. AGED inicia as fiscalizações a partir de 1º de agosto em todo o sul do Estado.

O Maranhão se informa aqui – Morador de Balsas recebe sementes vindas da Ásia contaminadas com pragas e fungos

O Vazio Sanitário da Soja visa eliminar a chamada “ponte verde”, responsável pela proliferação do fungo que causa a ferrugem no período de entressafra. A fiscalização no campo começa dia 01/08. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo