DestaquesPolítica

Câmara de Vereadores de Balsas estreou tradução simultânea das Sessões em LIBRAS

Com o objetivo de promover uma maior inclusão para pessoas surdas, que acompanham os trabalhos legislativos, a Câmara Municipal de Balsas iniciou na última segunda-feira (21), a tradução na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Durante as transmissões aparece no canto da tela a interprete que traduz para Libras tudo que é dito no plenário, garantindo que o surdo acompanhe as discussões, as propostas, debates e outras nas sessões legislativas transmitidas através da TV e das redes sociais.

A iniciativa foi uma indicação do vereador Coronel Medeiros (PSL), inovação que teve apoio presidente, vereador Coelho (PDT) e aprovado por unanimidade. “A tradução simultânea é um importante passo visando defender uma maior aproximação do Legislativo Municipal com a população em um todo e em especial com as pessoas surdas que possam acompanhar as atividades dos vereadores, que possam entender as propostas para o município onde vivem e a transparência dos atos da Casa”, ressaltou o presidente, vereador Moisés Coelho.

Inicialmente, foi contratada uma intérprete de Libras, Alissandra da Silva Souza, que trabalha com interprete de libras a um pouco mais de 4 anos, com experiência no contexto escolar e em programa evangélica na TV.

Alissandra Silva – interprete de libras

“Agradeço a oportunidade de ser a primeira interprete de Libras na Câmara de Vereadores, um ato de inclusão aplausível, pois existe um grande número de pessoas surdas que precisam ter acesso a comunicação. Gostaria de chamar atenção a sociedade para incluir essa acessibilidade, esse olhar diferenciado para a pessoa surda, nos eventos particulares ou públicos”, disse Alissandra.

As sessões ocorrem as segundas-feiras, ás 16 horas e são transmitidas ao vivo através das redes sociais: Facebbok: (www.cmbalsas.ma.gov.br/), Instagram: @cmbalsas (www.instagram.com/cmbalsas/) e reproduzidas nas TVs locais

A Língua Brasileira de Sinais – Libras é regulamenta pela Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002 – É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados.

APRENDA LIBRAS

O Maranhão se informa aqui – Audiência pública discute mal cheiro provocado por Estação de Tratamento de Esgotos em Balsas

Durante as transmissões aparece no canto da tela, a interprete que traduz para Libras tudo que é dito no plenário permitindo a pessoa surda acompanhar as sessões transmitidas através da TV e das redes sociais. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo