A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Escola Ambiental do Estado do Maranhão lançaram, nesta segunda-feira (24), o Edital Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. O edital prevê a seleção de projetos de extensão ao Programa Institucional de Desenvolvimento Sustentável 2021/2022.
O edital, executado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE/UEMA), pretende apoiar ações de Extensão Universitária que apliquem, promovam e incentivem as boas práticas nas áreas de Educação Ambiental, Recuperação das Áreas Degradadas, Produção e Tecnologias Sustentáveis a serem executados nos municípios maranhenses, visando à sensibilização socioambiental, a geração de trabalho e renda.
Durante o lançamento, a coordenadora executiva da Escola Ambiental, Cricielle Muniz, expôs as ações que poderão ser desenvolvidas no âmbito da escola, ressaltando a importância desse projeto para o Maranhão. Ela esclareceu que o Edital Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente faz parte do conjunto de atividades da Escola Ambiental do Maranhão, em parceria com a UEMA e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI/MA).
“Neste dia, para a UEMA, no contexto da Escola Ambiental, é um dia histórico. A Escola Ambiental do Maranhão tem um objetivo muito claro que é educar para a vida . Esse Programa Institucional de Desenvolvimento Sustentável vai criar uma oportunidade única e imprescindível para professores e estudantes vocacionados para atividades de pesquisa e, como consequência disso para extensão, possam fazer chegar às comunidades, por via desses projetos apoiados, não apenas o conceito, mas a prática, a vivência, a experiência, que é edificante e transformadora. Por isso, a UEMA sente-se honrada de integrar a Escola Ambiental do Maranhão por meio desta e de outras ações que são convergentes a este propósito que todos nós nos unindo, que é educar para a vida”, comemorou o reitor Gustavo Costa.
O secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI/MA), Davi Telles, ressaltou a necessidade do envolvimento das diversas instituições públicas e privadas do estado para que o edital tenha êxito.
“A integração é muito importante para que as ações da Escola Ambiental sejam exitosas. O sentido deste Edital é efetivamente o sentido maior da ação extensionista em qualquer universidade do planeta. É o vínculo singular que somente a pesquisa científica e a comunidade na base podem promover a partir dos seus encontros”, comentou.
O evento também teve a mesa-redonda “Dinâmicas da Educação Ambiental no Ensino Superior”, com participação do coordenador do Fórum Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, prof. Sálvio Dino Jr; a assessora da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UEMA; Ariadne Enes; o vice-reitor da UEMASUL, Expedido Barroso; e a professora do Departamento de Oceonografia da UFMA, Mariana Basso.
A partir de hoje, as propostas extensionistas podem ser submetidas pela comunidade acadêmica, via plataforma SigUEMA. O prazo para submissão encerra dia 28 de junho.
O Maranhão se informa aqui – Cepa indiana: barreiras sanitárias irão testar passageiros que saírem do Maranhão
O projeto apoiará ações de Extensão Universitária que apliquem, promovam e incentivem boas práticas de Educação Ambiental, Recuperação das Áreas Degradadas, Produção e Tecnologias Sustentáveis a serem executados nos municípios maranhenses. #OMaranhaoSeInformaAqui