AgronegócioDestaquesManchete

Campanha de vacinação contra febre aftosa alcança 95,85% na regional da AGED/Balsas

Na tarde desta quinta feira (11), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED/MA), através da Unidade Regional de Balsas, divulgou o resultado oficial da II etapa (novembro de 2020) da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa que alcançou o índice de 95.85%.

13 municípios compõem a Unidade Regional de Balsas e juntos possuem um rebanho de 266.342 envolvidos na II etapa e desde total, foram vacinados e comprovados 255.276 junto aos escritórios da Aged, o que corresponde a 95,85% (Animais com idade entre  0 a 24 meses). As cidades de Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes e Tasso Fragoso da Unidade Regional de Balsas concentraram os maiores índices de cobertura vacinal, acima de 98%. Um outro destaque nessa etapa é o índice que a regional atingiu com a cobertura de propriedades rurais que imunizaram seus animais, chegando ao patamar de 92,21%.

“Lembrando que por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a estratégia de vacinação contra a febre aftosa no Maranhão foi alterada no começo do ano de 2017. A orientação é que na II etapa de novembro sejam vacinados somente os animais com idade entre 0 e 24 meses. Esses resultados obtidos em nossa regional de Balsas comprovam que os pecuaristas, e os servidores de nossa regional estão comprometidos em erradicar a Febre Aftosa e mantém os planos do MAPA para pleitearmos a Zona Livre SEM Vacinação em 2022”. Explica, Eugênio Pires – Chefe da Aged, Regional de Balsas.

Livre de febre aftosa e sem vacinação
O Maranhão faz parte de um grupo de Estados que terá a vacinação suspensa em 2022. Após a suspensão da vacinação, ocorrerá uma vigilância soro epidemiológica por um período de 12 meses. Terminado esse processo o Ministério da Agricultura faz o reconhecimento do bloco como livre da aftosa sem vacinação.

Em seguida encaminha-se o pleito de reconhecimento junto a Organização Mundial de Saúde Animal. A expectativa é que se obtenha o status de livre sem vacinação com reconhecimento internacional em maio de 2023.

O Maranhão se informa aqui – Prefeitura fará vacinação no modo DRIVE-THRU para maiores 90 anos em Balsas

 As cidades de Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes e Tasso Fragoso da Unidade Regional de Balsas concentraram os maiores índices de cobertura vacinal, acima de 98%. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo