Coluna socialDestaquesManchete

Mortes por covid diminuem em agosto; Balsas registra 3 óbitos nos últimos 7 dias e cai 12% no Brasil 

Segundo país mais atingido pela pandemia do novo coronavírus, o Brasil registrou em agosto queda no total de mortes em relação ao mês anterior. Foram 28.947 óbitos pela doença em agosto contra 32.912 em julho, uma queda de 12%.

No município de Balsas, somou três óbitos nos últimos 7 dias do mês de agosto; sendo no dia 24 uma vítima do sexo masculino, 78 anos, diabético; dia 25, vítima do sexo feminino, 91 anos, doença cardíaca crônica; dia 28, vítima do sexo masculino, 35 anos,  doença respiratória crônica. Os três estavam internados na UTI do Hospital Regional, 

O Brasil soma 121.515 vítimas da Covid-19 desde março. A doença infectou 3.910.901 pessoas no país.

Os dados nacionais são fruto de uma colaboração entre Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo, G1 e UOL para reunir e informar números sobre o novo coronavírus. As informações são coletadas com as Secretarias de Saúde, e o balanço será fechado às 20h de cada dia.

O país registrou 619 novos óbitos e 48.785 infectados nas últimas 24 horas, de acordo com relatório desta segunda (31). Embora o número de novas mortes por Covid-19 tenha diminuído no mês de agosto, ainda é cedo para falar em uma tendência consolidada de queda, segundo especialistas.

A média móvel de sete dias referente a esta segunda é 11% menor que a de 14 dias atrás: eram 971 óbitos, contra 866 agora. Nas últimas quatro semanas, a variação também foi negativa, mas com queda sempre menor ou igual a 5%.

A média móvel é um recurso estatístico que busca dar visão mais acurada da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. O índice é calculado somando o resultado dos últimos sete dias, dividido por sete.

Segundo epidemiologistas, há queda sustentada quando a diminuição ultrapassa os 15%. Neste momento, portanto, o panorama indicaria estabilidade.

– Podemos, no máximo, ser cautelosamente otimistas. Não ter aumentado é uma boa notícia, mas ainda representa muito pouco – afirma Celso Granata, infectologista e diretor clínico do Grupo Fleury.

O Maranhão se informa aqui – Recuperados de covid 19 superam 3 milhões no Brasil; em Balsas são 4.208

Segundo epidemiologistas, há queda sustentada quando a diminuição ultrapassa os 15%. Neste momento, portanto, o panorama indicaria estabilidade. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo