A informação é do gestor da Unidade Regional de Saúde de Balsas, Giltarlã Araújo Lima em entrevista ao jornalista Diego Costa, da TV Capital, Canal 8. Em virtude do aumento de casos de COVID na UTI, chegando a taxa de ocupação a 100% na cidade, a Secretaria de Estado da Saúde, está disponibilizando leitos de UTI do estado para receber pacientes com covid 19 de Balsas.
Conforme o gestor regional a primeira referência é a cidade de Imperatriz é a primeira, mas tem leitos em São Luís e Coroatá e outras partes se houver necessidade. Com relação ao transporte o Hospital Regional de Balsas, dispõem de ambulâncias equipadas com UTIs e pode solicitar a UTI aérea do estado que dispõem de aeronaves aparelhadas com estrutura de UTI, incluindo respiradores e equipe médica, garantindo o monitoramento em tempo real.
O gestor regional reconheceu o momento crítico que o município atravessa e com altos números de contagiados e pediu apoio a população para vencer essa luta contra o coronavírus: isolamento social, distanciamento, uso da máscara, higienização essenciais para diminuir os índices de contágio em Balsas e municípios da região. Anunciou a caravana do sertão para atender pessoas na zona rural do município e a visita do secretário de Saúde do Estado De Carlos Lula, que virá a Balsas e tem previsão de chegada no aeroporto das Açucenas às 9h desta quarta-feira (22).
O Maranhão se informa aqui – Governo disponibiliza 3 aviões UTIs para pacientes de Covid-19 do interior do MA
O gestor disse que o Hospital Regional de Balsas, dispõe de ambulâncias equipadas com UTIs móveis e pode solicitar UTI aérea do estado para transportar pacientes com covid 19 para outras cidades do estado. #OMaranhaoSeInformaAqui
Um Comentário